Ano eleitoral: será que é um bom momento para abrir uma franquia?

0
Investir em ano eleitoral e copa do mundo (Foto_ Shutterstock)
Investir em ano eleitoral e copa do mundo (Foto: Shutterstock)

Com o calendário de 2018 movimentado, os rumos de diferentes setores do mercado nacional beiram a incerteza. Além da Copa do Mundo de Futebol, que voltará todos os olhos para a Rússia durante os meses de junho e julho, este ano também teremos eleições presidenciais em outubro, fato que sempre gera expectativas no mercado, com impacto em diferentes frentes, especialmente na econômica.

As turbulências na política e na economia dos últimos tempos agravam ainda mais o momento, fazendo com que não haja uma visão clara da direção que o próximo ano seguirá.

Frente a este cenário, será um bom momento para investir em abrir uma franquia?

O mercado atual

Mesmo que as eleições acabem reacendendo o sentimento de insegurança dos empreendedores, as expectativas são boas para o mercado de franchising no país. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), a previsão é que o setor cresça até 10% em 2018, mais do que em 2017, quando cresceu 8% e faturou 163 bilhões de reais, além de 1,2 milhão de empregos diretos gerados pelas franquias, com alta de 1% em base anual. Para este ano, é esperado um incremento de 3%.

No fim das contas, os maiores riscos empresariais de um ano eleitoral estão ligados a grandes obras ou outras ações de companhias com investimentos internacionais. Ou seja, não necessariamente tem a ver com o consumo. Como o consumo é a base da maior parte das franquias, a oscilação política acaba não afetando de forma tão direta a vida do franqueado.

A vantagem do franchising

As franquias têm um modelo testado e validado em diferentes períodos, inclusive épocas de crise, e fornecem para os interessados no negócio dados sobre o mercado de atuação, o modelo de negócio e a demanda pelo produto ou serviço. Conhecendo o mercado, as técnicas de gestão e tendo um bom planejamento, as chances de sucesso são maiores, mesmo em meio a uma indefinição política e econômica.

Investir em franquia pode ser, então, uma boa opção para driblar a crise. Veja este artigo de quem investiu em franquia.



DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.