Franquia ou negócio próprio? Saiba qual é o melhor para você

0
homem lousa - texto Franquia ou negócio próprio? Saiba qual é o melhor para você

Ser dono de uma empresa, definir os próprios horários de trabalho e ter autonomia é o sonho de muita gente. Mas na hora de concretizar este projeto, uma dúvida que aparece é sobre o modelo a ser adotado: franquia ou negócio próprio. Os dois apresentam vantagens e desvantagens, e o principal critério que deve ser levado em conta na hora de escolher é o perfil do empreendedor.

São as características da pessoa que darão as pistas necessárias para escolher um dos caminhos. As franquias chamam a atenção de muitos porque apresentam uma taxa de mortalidade muito menor do que as empresas comuns – segundo o Sebrae, a mortalidade no setor de franquias não chega a 10% nos primeiros 10 anos, contra mais de 80% nas empresas tradicionais.

Isso acontece porque os negócios independentes sofrem mais com a falta de capital de giro e com localização inadequada, além da dificuldade do dono em delegar tarefas.

Estes problemas são minimizados nas franquias porque as franqueadoras oferecem todo o apoio necessário ao franqueado iniciante, que vai desde treinamentos até suporte jurídico, passando pelo plano de marketing, além de informações relevantes sobre concorrência e perfil dos consumidores. Uma marca forte e conhecida dos consumidores é outro fator que explica esta diferença.

Pacote de condições

No entanto, engana-se o empreendedor que pensar que o modelo de franquias funciona para todos. Ele é interessante para quem se identifica com as regras do jogo, que incluem seguir um modelo de negócios já estabelecido, sem a possibilidade de mudanças de rota.

Ao optar por uma franquia, o empreendedor deve aceitar um pacote de condições, que vai desde a estratégia comercial até a comunicação, e também é necessário pagar taxas destinadas para royalties, marketing e taxa de franquia.

Perfil

Isso pode ser desafiador para empreendedores com perfil mais criativo, flexível e independente, ou que mudam seus planos com facilidade. Para estes profissionais, principalmente quando possuem uma ideia de negócio inovadora, o negócio próprio deve ser considerado.

O caminho da independência tem mais chances de sucesso quando o empreendedor sabe delegar tarefas e lidar com crises, e quando não existe receio de investir uma quantia grande em uma nova empreitada.

Em contrapartida, as franquias oferecem mais previsibilidade porque são negócios já testados, o que costuma atrair empreendedores com perfil mais conservador, com baixa tolerância ao risco. Para estas pessoas, seguir padrões não causa desconforto, e o importante é ter estabilidade.

Experiência

A experiência é outro fator que deve pesar na hora da decisão. Caso você tenha uma ideia inovadora e queira lançar no mercado, é preciso ter conhecimento e investimento necessário para viabilizar a prática do produto ou serviço, além de providenciar e implantar testes de qualidade, de aceitação, durabilidade. Tudo isso flui melhor quando existe experiência prévia.

Outra tarefa que fica mais fácil quando o empreendedor tem experiência ou conta com o apoio da franqueadora é escolher o ponto comercial.

A questão financeira também deve ser considerada porque a maioria das franquias possuem parceria com instituições financeiras e conseguem oferecer condições mais atrativas para financiamentos de diversas finalidades, tanto para a abertura do negócio quanto para capital de giro e aquisição de materiais. Já para o empreendedor que começa do zero, a avaliação do plano de negócios é mais criteriosa e a necessidade de garantias é maior para a validação dos bancos.

Cada um deles, franquia ou negócio próprio, tem seus principais benefícios e desafios. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF) os de abrir uma franquia são:

Caso abrir uma franquia seja a melhor opção para você, vale a pena se aprofundar mais no assunto e entender como funciona o modelo. No e-book gratuito Como Escolher Uma Franquia, você encontrará diversas dicas para ter sucesso como franqueado!



COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here