Como avaliar se uma marca é desejada?

0

Na hora de comprar uma franquia, é crucial avaliar se a marca é desejada pelos consumidores, pois este é um dos maiores ativos do negócio. Esta avaliação é fácil de ser feita nas grandes redes porque já existe um reconhecimento do consumidor e da mídia, mas exige mais esforço e cuidado quando se trata de uma rede em início de expansão.

Internet é aliada

Ao fazer esta avaliação, a internet pode ser uma grande aliada do empreendedor. Com o mercado cada vez mais competitivo e inovador, se destacar nas redes sociais é hoje um grande diferencial. As marcas costumam apostar muitas de suas fichas, esforço e dinheiro em comunicação online, por se tratar de uma plataforma rápida e assertiva de diálogo com seu público.

Logo, estar presente e ser relevante nas redes sociais é o primeiro passo para chamar a atenção do consumidor. O f-commerce por exemplo, termo usado para vendas de produtos e serviços pelo Facebook, é uma das ferramentas mais adotadas pelas marcas para alavancarem seus negócios.

O que avaliar

Quanto mais visível uma marca é nas redes sociais, mais suscetível ela fica, tanto para receber elogios quanto para críticas. Por isso, é importante fazer uma varredura e avaliar interações e respostas tanto no mural da página quanto nos comentários das publicações, para saber como a marca se comporta no mundo digital e qual importância ela dá ao seu cliente e à qualidade de atendimento.

Se uma marca recebe críticas constantes, não aparenta se importar com resoluções de problemas e deixa seus perfis de mídias sociais abandonados, pode ser um sinal negativo para considerar na hora de adquirir a franquia.

Marcas iniciantes

Para marcas pequenas que estão começando e não têm ainda uma identidade digital formada, é importante analisar como elas aparecem em sites onde consumidores relatam suas experiências de consumo e possíveis reclamações. Toda marca é suscetível a erros, mas o que define se ela será desejada ou não pelo público é a maneira com que se posiciona e lida com esses percalços.

Fazendo essa primeira avaliação digital, juntamente com expectativas, preferências e disponibilidade financeira, ficará mais fácil decidir por uma marca iniciante e encarar os próximos passos para abrir um negócio de sucesso.



COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.