Soterrado pelo trabalho? Saiba como ser um franqueado mais produtivo

0
Como ser um franqueado mais com mais produtividade (Foto: Shuttrestock)
Como ser um franqueado mais com mais produtividade (Foto: Shuttrestock)

O brasileiro está entre os menos produtivos do mundo. Quem diz são pesquisas recentes da organização norte-americana The Conference Board. Como um franqueado pode sair dessa curva? Quais as dicas, processos e métodos para maximizar os resultados e fazer render o próprio dia de trabalho e dos funcionários? “Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, produtividade não é necessariamente trabalhar mais – e sim trabalhar melhor. Produtividade é, de forma simples, fazer mais com menos”, afirma Josef Rubin, empreendedor e especialista em produtividade, fundador da Escola Conquer, que tem como objetivo capacitar profissionais que buscam melhorar a produtividade.

Na Conquer, Rubin trabalha com cinco pilares de produtividade: definição de objetivos, planejamento, execução, gestão das interrupções e gestão da procrastinação. “É necessário que todo o time caminhe na mesma direção. Ou seja: todos precisam estar alinhados com as metas e objetivos de curto, médio e longo prazo da empresa, e entender claramente o seu papel para ajudar o time a chegar lá”, afirmar Rubin. “Somado a isso, ter processos claros e uma comunicação eficiente também faz total diferença”.

Rubin cita como exemplo outra pesquisa sobre produtividade, esta da Universidade de Claremont, feita pelo pesquisador Paul Zak, que usou técnicas de neurociência para chegar às conclusões. “A pesquisa diz que empresas com um forte ambiente de confiança, dentro do time, têm sua produtividade e resultados alavancados”.

Mas como seguir todos esses princípios de forma prática? “Na Conquer, gostamos de dizer que o seu dia de trabalho começa na noite anterior”, diz Rubin. Para ele, é extremamente importante realizar diariamente este pequeno processo de planejamento e entender quais são as prioridades para o dia seguinte. “Assim, quando o franqueado acordar, já terá clareza do que tem que ser feito e não precisará ficar pensando sobre quais tarefas irá realizar. Você já chega arrebentando”, diz. “Depois disso, fica fácil saber se você foi ou não produtivo: você mandou bem se terminou o que havia se comprometido na noite anterior.

Três dicas para aumentar a produtividade no dia a dia

1 – Crie uma rotina matinal

A maneira como você começa o seu dia afeta diretamente o seu rendimento. Por isso, é importante estabelecer uma rotina matinal que te ajude a começar com o pé direito. Para Rubin, uma boa ideia é aproveitar a primeira hora do dia para praticar exercícios e tomar um café da manhã completo e saudável.

2 – Faça a tarefa mais desafiadora antes do almoço

Comece o dia de trabalho com a tarefa mais difícil, a que provavelmente você procrastinaria. Logo cedo, o cérebro está “fresco”, o que trará mais clareza. Se houver reuniões ou trabalhos mais triviais, deixe-os para o restante do dia.

3 – Fuja da falácia do multitasking

Pare de tentar fazer dez coisas ao mesmo tempo. Ser multitarefa é a melhor forma de acabar com a produtividade, pois a quantidade de informações diferentes vistas simultaneamente prejudica a atenção e atrapalha a tomada de decisões. Menos é mais quando se trata de produtividade durante o trabalho.

Seguindo estas 3 dicas você com certeza irá aumentar sua produtividade. E para se inspirar a fazer sempre mais, leia a história de alguns funcionários que também são franqueados clicando aqui.



DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.