Como usar o WhatsApp Business para a sua franquia?

0
WhatsApp Business é uma nova forma de comunicação corporativa (Foto_ Shutterstock)
WhatsApp Business é uma nova forma de comunicação corporativa (Foto_ Shutterstock)

Atualmente, o serviço de mensagens instantâneas WhatsApp é um dos canais de comunicação mais utilizados em todo mundo e incluí-lo na estratégia de comunicação pode ser uma boa solução para impulsionar os negócios.

Como o aplicativo tem uma característica mais pessoal foi criado o WhatsApp Business, um formato voltado para empresas e franquias, que funciona tanto para pequenos negócios, como para aqueles com maior base de clientes.

Assim, as marcas passaram a ter presença oficial no app com um perfil verificado, diferenciando-se de um contato privado, e conseguem responder a um maior número de mensagens de maneira prática e rápida. Além disso, a versão empresarial permite classificar e criar respostas automáticas, acompanhar estatísticas, entre outras funcionalidades.

Pela facilidade, o aplicativo é um meio convidativo de enviar e receber informações, tornando-se parte importante do relacionamento empresarial com clientes, com a rede e até com potenciais franqueados.

Mas como usar o WhatsApp Business para vender mais na sua franquia? Veja algumas dicas:

Canal direto com clientes

O primeiro passo é ter um número e aparelho próprios para o WhatsApp da unidade. Nele será criado o perfil da sua empresa no WhatsApp Business, constando endereço, site oficial, segmento de atuação, e-mail e horário de trabalho. A partir daí você está apto para oferecer um canal de comunicação acessível e rápido, em que os clientes possam tirar dúvidas e ter mais informações sobre os produtos, potencializando as vendas.

A maior interação com os consumidores torna o processo mais fluído e atende às expectativas dos interessados. Para isso, é importante estruturar uma equipe para dar atenção a essas mensagens, focando no SAC – Serviço de Atendimento ao cliente.

Alertas e notificações

Com a facilidade de envio de mensagens para um grande número de contatos da rede, é possível mandar alertas sobre promoções, lançamentos, novidades ou comunicados gerais de forma mais eficiente. Além disso, a versão empresarial permite a classificação das mensagens por etiquetas sendo possível usar marcadores como “pago”, “novo cliente”, “pagamento pendente”, etc, facilitando a identificação do tema principal da conversa.

É importante avaliar se o aplicativo será utilizado como canal de comunicação oficial ou apenas para assuntos mais imediatos e de rápida resolução. Como podem haver falhas na comunicação, não é recomendável tratar sobre assuntos mais complexos utilizando a ferramenta.

Grupos para debates

A empresa pode criar grupos para manter conversas frequentes, seja com a equipe, para feedbacks e temas pertinentes, ou com alguns clientes mais fiéis, permitindo que sejam feitas sugestões de melhorias, por exemplo. Os grupos permitem mais interatividade e respostas rápidas.

Cuidado com implicações trabalhistas

As conversas pelo aplicativo também podem envolver implicações trabalhistas, já que responder fora do horário de trabalho pode contar como hora extra. Deixe claro para sua equipe para o que é e como vai funcionar a dinâmica das conversas. Aqui, vale mais uma vez o bom senso de todos para entender o que é urgente e o que pode ser respondido no dia seguinte.

Lembrando que, mesmo que o WhatsApp seja muitas vezes mais ágil e prático, o contato presencial é sempre mais assertivo.

Etiqueta corporativa

Ao usar o aplicativo para falar com sua equipe ou clientes, comunique-se apenas quando necessário. Piadas ou assuntos fora de contextos não têm espaço nas conversas. Fique atento também aos horários, tendo bom senso para avaliar quando e como o assunto deve ser abordado.

A boa educação é prioridade. Tenha em mente que você deve tratar as outras pessoas da mesma forma que pessoalmente ou por e-mail, mesmo que em mensagens mais rápidas.

Para manter um padrão e organização, é importante definir as pessoas responsáveis por responder as mensagens neste canal.

E para ser ainda mais eficiente, confira neste artigo como mandar mensagens de texto sem ser invasivo!



DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.