Conheça os perfis de franqueados

0

Quais são os perfis de franqueados? Em qual deles você está? Um bom número de brasileiros tem se tornado empreendedores por meio de franquias e muito se fala sobre quem é, afinal, o franqueado. A maior parte das redes de franquias, inclusive, apresenta esse perfil aos seus potenciais candidatos, para facilitar a identificação.

As linhas de personalidade desses empreendedores são comumente divulgadas e características como comprometimento, dinamismo, organização, foco em resultados, perseverança e versatilidade, ressaltadas. Há, porém, uma característica única que descreva esse perfil? Não. O empreendedor possui diversos atributos, e cada um deles tem seu papel.

Ou seja, em vez de considerar personalidade, considerar o momento talvez seja o mais importante na hora de entender o perfil de um franqueado.

O franqueado iniciante – É aquele que busca sua primeira franquia e quer entender o franchising. Precisa de orientação, apoio e suporte para tomar sua decisão. Seguem presentes a garra, o dinamismo, a capacidade comercial e de gestão, mas as suas principais preocupações são com as características do mercado e do negócio e o desbravar deste novo mundo.

 O investidor – Bem diferente do franqueado iniciante, está em busca de rentabilidade e facilidade na operação. Seu conhecimento financeiro, sua visão analítica e suas características de gestão são mais importantes que aquelas ligadas ao dia-a-dia, à operação. Seu objetivo é acompanhar o negócio de longe, afinal o negócio é mais uma opção em sua carteira de investimentos.

O multifranqueado – Rentabilidade também é a preocupação daquele que já é franqueado e vai investir na segunda, terceira ou quarta franquia. Entretanto, diferentemente do investidor, o multifranqueado participa ativamente da operação e gestão dos seus negócios e precisa aprimorar cada vez mais suas características de liderança, gestão de pessoas e processos.

 

Boas escolhas ainda são boas escolhas

Quem está em transição de carreira, talvez nem tenha percebido que o empreendedorismo é uma opção. Seus atributos – dedicação, comprometimento, busca por resultados – têm sido aplicados no mercado de trabalho e suas preocupações com futuro e remuneração são frequentes. A franquia surge como um caminho que alia orientação, experiência e liberdade.

Em todos os casos, os objetivos, motivações e interesses são diferentes. E a forma de avaliar os negócios também. O bom negócio para um, pode não ser para o outro. ”E o negócio ser bom ajuda muito o franqueado a se tornar bom também, até por ser um aspecto motivacional. Não adianta ele ser um super-herói se ele não está diante de um bom negócio”, explica José Carlos Semenzato.

O momento é mais importante do que as habilidades. Habilidades poderão ser desenvolvidas e o bom franqueador oferecerá treinamentos aos seus franqueados para que eles se desenvolvam e se aprimorem. Ter, porém, a certeza de que a franquia escolhida atende seus objetivos e necessidades no momento da definição é saber ter feito um bom negócio.



COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.