Precisa demitir um parente? Conheça os cuidados para evitar atritos

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Demitir um funcionário é, de modo geral, um processo difícil. Se ele for um familiar, a decisão fica ainda mais complicada, já que as questões ligadas à vida pessoal e familiar podem ser colocadas na balança no momento da decisão. De um lado, há desconforto na família. De outro, adiar a decisão pode gerar danos para a empresa.

De acordo com Ana Rita Bittencourt, sócia da Une, consultoria especializada em sucessão e governança, a solução é criar processos que deem transparência para as relações que se formam entre a família e a empresa. “O sistema empresarial preza pela busca de resultados, enquanto o familiar, na maioria das vezes, considera aspectos de inclusão, formação dos seres humanos, entre outros. Em alguns casos essas duas visões se chocam”.

Para Ana Rita, a grande dificuldade das empresas familiares na gestão de pessoas é separar os sistemas empresarial e familiar, o que, em muitos casos, levaria aproximadamente 70% dessas corporações a fechar as portas antes que a próxima geração assuma o controle.

Apesar das dificuldades, a especialista alerta que “não é totalmente ruim uma empresa ser familiar ou ter parentes trabalhando juntos, desde que estes limites estejam estabelecidos”. Veja algumas dicas sobre como conciliar negócios e família.

1- Desde o início, estabeleça critérios

A regra básica para manter o bom convívio dentro e fora da empresa – e minimizar os atritos caso precise demitir um familiar – é estabelecer regras claras para a entrada dos parentes e também para as relações mantidas fora do ambiente de trabalho. “Para evitar problemas, é importante estabelecer regras e critérios claros, que serão balizadores das relações profissionais”. Entre essas regras estão critérios baseados em parâmetros de mercado para a avaliação do desempenho dos profissionais. Além disso, quando os parentes são sócios, é preciso ter um acordo escrito, no qual constem todas as regras de convivência. “O que é combinado não sai caro”, diz Ana Rita.

2- Implantar a meritocracia

O descompasso entre as visões empresarial e a familiar, segundo a consultora, gera impacto no funcionamento da empresa, como a distribuição de cargos e salários, levando, por exemplo, a situações como dois irmãos receberem o mesmo salário, embora exerçam cargos diferentes. Há, ainda, situações em que uma pessoa é promovida por ter se casado ou acabado de ter um filho. “Esse tipo de situação não acontece numa empresa que opera pela lógica de mercado”, diz Ana Rita. O problema, neste caso, é desvirtuar os incentivos para os demais colaboradores, que não são parte da família. “Competência não se transmite no DNA, é preciso adotar uma postura de contratar, promover ou demitir pelos resultados que a pessoa traz para a empresa”, explica a consultora.

3- Transparência acima de tudo

Ser transparente tanto no estabelecimento das regras, quanto na avaliação de desempenho do colaborador pode ajudar na hora de tomar uma atitude mais drástica, como a demissão de quem não atingir suas metas. Durante a conversa de demissão, é preciso explicar com clareza os motivos e conseguir comprovar que se trata de uma decisão de negócios, e não pessoal. Para isso, pode ser preciso mostrar resultados – ou a falta deles. A consultora alerta que, ao tornar as relações mais claras, o gestor reduzirá as possibilidades de atrito com o parente e também com os demais funcionários. “Ninguém deixa de fazer parte da família, mas da empresa a pessoa pode ser desligada quando não atingir o desempenho esperado”.

Traçar regras claras e conservar a objetividade são alguns cuidados que devem ser tomados na hora de avaliar se esta mistura vai dar certo, mas não existe uma regra ou fórmula que sirva para todos. Que tal então, conferir as dicas de José Carlos Semenzato para gerir negócios em família com objetividade?



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