É difícil ter uma franquia de clínica odontológica?

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Franquia de clínica odontológica está em alta (Foto_ Shutterstock)
Franquia de clínica odontológica está em alta (Foto_ Shutterstock)

As redes no mercado da saúde estão cada vez mais em alta e as franquias de clínicas odontológicas se destacam, registrando aumento gradual e significativo no número de unidades no país.

Optar por abrir uma clínica odontológica pode ser uma ótima oportunidade de negócio, já que o comportamento do brasileiro é um aliado neste investimento. A busca por serviços de prevenção a problemas bucais e tratamentos estéticos é cada vez maior. Em pesquisa do Conselho Federal de Odontologia em parceria com o Instituto Datafolha, mais de 70% das pessoas vão ao dentista pelo menos uma vez ao ano. Por outro lado, menos de 20% da população tem plano odontológico, ou seja, é um mercado com grande espaço para expansão.

As vantagens de uma franquia de clínica odontológica

Para a montagem de uma clínica, além da capacitação específica, também são necessárias habilidades de gestão, planejamento e marketing. Dessa forma, as franquias surgem como opção para quem quer evitar surpresas, já que o empreendedor contará com o know-how e experiência do franqueador.

Outra preocupação ao começar o negócio são os custos. Manter um consultório odontológico é considerado caro em função dos equipamentos e estoque de materiais. E mais uma vez, apostar em uma rede conta a favor. As negociações em grande escala, facilitam na hora de fechar as contas.

Mesmo que a taxa inicial pareça alta em um primeiro momento, a rede já possui uma carta de fornecedores e maior demanda de insumos do que em uma clínica particular, tornando mais fácil a negociação de valores.

Para Luiz Claudio Dias Rocha, proprietário de uma unidade da OdontoCompany em Niterói, no Rio de Janeiro, um dos benefícios mais atraentes da franquia é a maior garantia de retorno do investimento. “A marca já é reconhecida no mercado, por isso há mais chances de atrair clientes e obter o sucesso almejado. Em um consultório próprio, pode demorar cerca de cinco anos para se obter o retorno da sua aplicação, enquanto que em uma franquia, a estimativa de recuperação do investimento é de até dois anos”, comenta. O franqueado ainda ressalta a facilidade no acesso a tecnologias e técnicas inovadoras estando dentro da rede.

O modelo de negócios pronto favorece o crescimento rápido e escalonado. E a franqueadora também fornece auxilio durante a abertura da empresa e treinamentos de processos e ferramentas.

A força de marca de uma franquia é o que João Paulo de Lima aponta como uma das grandes vantagens de fazer parte de uma rede. Ele tem oito lojas da OdontoCompany em São Paulo e acredita que com o grupo fica mais fácil atingir os objetivos. “A franquia tem muitas exigências de qualidade, focando na padronização, o que ajuda muito para o sucesso do negócio. Seria muito mais difícil construir tudo sozinho”, afirma.

Controle de estoque e armazenamento

A maioria das franquias possui um sistema próprio de gerenciamento de estoque. Para quem está começando no setor, isto é fundamental, pois evita a compra de quantidades erradas e, consequentemente, desperdícios.

Como alguns materiais não podem ser expostos à luz ou a temperaturas elevadas, a rede também dá orientação quanto ao armazenamento correto dos insumos, pois assim não se tem problemas de performance de um material odontológico devido ao manuseio incorreto.

As dificuldades para montar um consultório odontológico

Montar uma equipe de profissionais capacitados para oferecer atendimento de ponta, auxiliando na fidelização dos clientes, está entre as dificuldades enxergadas pelos franqueados. “Qualificar e manter a equipe motivada é um dos principais gargalos”, diz Lima. Da mesma maneira, Rocha afirma que “existem as dificuldades normais de gestão de qualquer empresa, ainda mais no Brasil, mas a hora da contratação é uma das mais difíceis”.

Em comparação entre ter uma clínica própria e uma franquia de odontologia, as redes se destacam por oferecer um modelo de negócio pronto, onde tudo já foi testado e por oferecer, além do suporte, todo o planejamento com metas de expansão e crescimento, economizando tempo em análises, escolhas e decisões.

Se você ficou interessado em ter uma franquia odontológica, conheça mais sobre a rede OdontoCompany!



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