Com a economia saindo da crise, é um bom momento para investir em franquia?

0

A economia brasileira passou por altos e baixos nos últimos anos, não é mesmo? Mas, depois de um longo período de crise, os principais indicadores econômicos começam a apresentar sinais de melhora e, para alguns especialistas, isso significa retomada do crescimento e dos investimentos internos. Portanto, com a economia saindo da crise, seria esse um bom momento para investir em uma franquia?

Economia se recupera e volta a crescer

Para investir em uma franquia, é preciso levar em consideração diversos fatores que demonstrem se o cenário é favorável para abrir o próprio negócio. Por isso, veja os sinais de que a economia está se recuperando!

PIB

O PIB (Produto Interno Bruto) é o principal medidor do potencial econômico de um país. Ele reúne o valor dos bens e serviços produzidos nacionalmente — na agropecuária, indústria e serviços —, que refletem no crescimento e na competitividade das empresas, na maior renda das pessoas e na disponibilidade de emprego.

Segundo o último boletim Focus, divulgado na terceira semana de outubro pelo Banco Central, a expectativa para 2017 é de um crescimento de 0,72% neste indicador e, para 2018, a previsão foi elevada para 2,50%. Isso é um bom sinal e gera maior confiança para investimentos no mercado.

Produção industrial

Outro índice que apresentou melhor desempenho é o que mede a produção industrial. Os dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgados no início de outubro revelam crescimento de 1,5% nos oito primeiros meses de 2017, na comparação com igual período do ano anterior. Dentre as atividades que mais se destacaram estão: veículos automotores, reboques e carrocerias (13,9%) e indústrias extrativas (6,6%).

Atividade do comércio

Quando a indústria está produzindo, isso quer dizer que há demanda. Se for interna e pelas pessoas, melhor ainda. Esse parâmetro pode ser sentido por meio da atividade do comércio, que também apresentou melhora nos últimos meses.

Em setembro, houve alta de 3,4% nesse indicador em relação ao mesmo mês do ano passado — considerado o melhor resultado neste critério de comparação desde julho de 2015. Segundo os economistas da Serasa Experian, o crescimento nos rendimentos dos brasileiros, a queda da inflação e o ligeiro aumento do nível de emprego formal contribuíram para uma melhor atividade varejista.

Falências

Quando a economia vai mal, as empresas acabam sentindo os efeitos e chegam ao extremo das finanças, o que justifica muitos pedidos de falência. Esse cenário também está mudando para melhor.

De acordo com levantamento feito pelo Serasa Experian, de janeiro a setembro, foram realizados 1329 pedidos de falência em todo o país. Isso representa uma queda de 5,4% em relação aos 1405 requerimentos efetuados no mesmo período em 2016. Segundo os economistas da entidade, a retomada do crescimento econômico e as sucessivas reduções das taxas de juros contribuem significativamente para essa redução.

Franquias crescem mesmo durante a crise

Além da melhora do cenário econômico, o modelo de franquias tem se mostrado bastante promissor. Esse mercado registrou crescimento mesmo durante a crise e tem sido a alternativa para as pessoas empreenderem sem correr muitos riscos.

De acordo com dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising), o faturamento do setor totalizou R$ 151,2 bilhões em 2016, o que representa aumento de 8,3% em relação ao ano anterior. Já a projeção para o fechamento de 2017 é que esse desempenho seja superado em até 9%.

Com tudo isso, é possível concluir que sim: este é um bom momento para investir em uma franquia! Mas, além desses fatores, é importante avaliar o segmento em que a franquia está inserida, assim como as informações da franqueadora para saber se a marca é promissora.

Se a confiança no cenário econômico foi retomada, mas ainda está na dúvida se o seu perfil é adequado para ser um franqueado, que tal fazer um teste online para descobrir?



COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.