Franquia de alimentação ou de serviço: qual escolher?

0

O modelo de franquias é uma excelente opção para as pessoas que desejam empreender, possuem capital, mas tem receio de iniciar um negócio do zero. Quando já se sabe o ramo de atuação, o processo de escolha acaba sendo ainda mais fácil e rápido. No entanto, ao analisar os setores para saber qual pode ser mais vantajoso, a infinidade de opções torna o processo mais trabalhoso. Nestas horas, uma das sugestões é manter o foco em áreas com maior retorno financeiro, como franquias de alimentação e de serviços.

De modo geral, estes dois segmentos são os que apresentam maior rendimento dentro do mercado de franquias. De acordo com dados da ABF (Associação Brasileira do Franchising), o ramo de Alimentação apresentou faturamento de 19,7 bilhões de reais no primeiro semestre de 2017, e o de Serviços e Outros Negócios faturou 10 bilhões de reais no mesmo período. Isso sem contar os serviços segmentados específicos como o Automotivo (2,7 bilhões de reais) e os Educacionais (5,3 bilhões de reais).

Com todo esse potencial de retorno em ambos os setores, é importante que o futuro franqueado confira as vantagens e os desafios de cada um deles para saber qual melhor se adequa ao seu perfil.

Custos

Abrir uma franquia de alimentação geralmente exige um investimento inicial mais alto pela necessidade de uma estrutura física mais robusta, enquanto algumas marcas prestadoras de serviço oferecem a possibilidade de trabalhar em esquema home based.

Por outro lado, é preciso avaliar se ter o seu negócio, trabalhando em casa, é o seu objetivo. Caso contrário, talvez seja melhor pesquisar modelos mais baratos de franquias mais tradicionais, mesmo no ramo de alimentação, como docerias, cafeterias ou sorveterias.

Interesse

O setor de alimentação sempre trará uma alternativa de negócio mais sólida, pois atende a uma das necessidades básicas das pessoas, que é comer. No entanto, foi-se o tempo em que os serviços eram apenas de interesse sazonal.

Afinal, a rotina e os hábitos de consumo do brasileiro estão em constante transformação, em busca de mais conforto e conveniência. Por isso, áreas como a de lavanderia e limpeza doméstica têm atraído cada vez mais clientes e se mostram bastante promissoras para investimentos.

Prazos

O retorno financeiro dos dois segmentos é muito positivo se comparado com outros setores. Mas, é preciso estar atento aos desperdícios, que podem ser evitados. No setor de alimentação, é necessário realizar uma avaliação constante do estoque, tendo cuidado com as datas de validade dos alimentos, para evitar a perda de matéria-prima e, consequentemente, dinheiro.

Por outro lado, no segmento de serviços, o que costuma ser mais considerado é o prazo para a conclusão de uma determinada tarefa, já que a maioria das pessoas buscam por este tipo de serviço para, justamente, economizar tempo.

Independentemente do setor eleito, o mais importante é escolher algo que realmente possa trazer satisfação pessoal e profissional. Se a franquia for de alimentação ou de serviços, pesquise a reputação dela na internet e converse com os franqueados em operação sobre o dia a dia do negócio. Além disso, procure se a marca é desejada e conheça melhor a estrutura e o suporte oferecido até conseguir estabilizar a empresa, pois os primeiros passos costumam ser os mais desafiadores.



COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.