Entretenimento é sua praia? Conheça oportunidades e desafios

0

No Brasil, o setor de entretenimento é vasto, em número de serviços e público – e está repleto de oportunidades e desafios para empreendedores. Segundo a Associação Brasileira dos Eventos Sociais (Abrafesta), o faturamento médio anual do mercado de festas é de R$ 16,8 bilhões. Segundo dados do Sebrae, o mercado de festas infantis cresce 30% anualmente, em média. Público, aliás, não falta. O Censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou que há, no Brasil, 45 milhões de crianças entre zero e 14 anos.

Os números podem fazer crescer os olhos de muitos interessados em empreender com franquias nesse mercado – e, de fato, há oportunidades. É preciso, porém, estar preparado para lidar com os desafios. “No setor de buffet de festas, há grande informalidade e baixa profissionalização”, diz Daniel Guedes, diretor de operações da Casa X, rede de franquias de casa de festas infantis. “Muitas casas operam informalmente, praticando preços baixos, o que leva à concorrência desleal. Um efeito é a baixa qualificação da mão de obra que atua nesse mercado, o que prejudica a qualidade do serviço oferecido ao cliente final.” Segundo Guedes, o desafio também pode ser encarado como oportunidade, uma vez que, a partir da adoção de boas práticas de gestão, um empreendedor pode se destacar no mercado mais facilmente.

Experiência e Qualificação

Além do destaque, a presença cada vez maior de empreendedores profissionais pode ajudar a formalizar e fortalecer o mercado. “A consolidação de uma rede como a Casa X contribui para a formação de profissionais mais qualificados”, diz Guedes. Segundo ele, em geral, as casas de festas e de buffets infantis exigem a contratação externa de prestadores de serviços, como de decoração e de doces e bolos, por parte do cliente. “A Casa X foi concebida com uma estrutura arquitetônica que dispensa grandes investimentos em decoração”, conta. “Oferecemos em qualquer pacote de festas esse serviço, além de toda alimentação.”

O sucesso de empreender no setor, além da integração entre serviços, está em oferecer experiências – cada vez mais, um motivo essencial para a decisão de compra. Na Casa X, o conceito de experiências envolve atrações, recreadores, cardápio balanceado, sustentabilidade e segurança. A arquitetura foi assinada por Gringo Cardia, criador de cenários para o Cirque Du Soleil. O cardápio exclusivo é do chef André Boccato e recreação foi elaborada pelo ator Kiko Nunes.  “Atrações, alimentação, acessibilidade e recreação foram muito bem pensadas, e contaram com a participação da Xuxa desde a criação”, diz Guedes. Xuxa Meneghel, ao lado de José Carlos Semenzato, deram vida à Casa X. “A Casa é acessível para crianças especiais e, nela, os baixinhos podem brincar e aprender ao mesmo tempo.”



COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.