Por que as franquias de alimentação fazem tanto sucesso?

0

Você sabia que das 50 maiores franquias presentes no Brasil, 18 são de alimentação? O número é alto e fica fácil entender os motivos, já que se trata de um segmento que apresenta crescimento mesmo em períodos de desaquecimento da economia. De onde vem tanto sucesso?

1) Mercado promissor

De acordo com pesquisa setorial realizada pela ABF (Associação Brasileira de Franchising), em parceria com a ECD Food Service, o faturamento do segmento apresentou variação positiva de 5,5% e o ticket médio cresceu 7,9% de 2015 para 2016.

Além disso, o levantamento ressalta que o número de unidades franqueadas aumentou 2,9% – passando de 20.457 para 21.046 pontos de venda –, diferentemente do desempenho de unidades próprias que diminuíram 11,9% no período.

2) Mudança de hábitos

A rotina cada vez mais acelerada contribuiu para que, nos últimos anos, os hábitos alimentares dos brasileiros registrassem mudanças. No entanto, outros fatores como o aumento do poder de compra, a maior inserção das mulheres no mercado de trabalho e o envelhecimento da população também influenciaram para que a alimentação fora do lar ganhasse mais espaço.

De acordo com levantamento realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o brasileiro gasta cerca de 25% de sua renda em bares e restaurantes para realizar refeições. Por se tratar de uma necessidade básica de todos os indivíduos, as empresas do setor embarcaram nessa nova realidade e geraram oportunidades para atrair esse cliente potencial.

3) Padronização

Outro ponto relevante e característico do segmento de alimentação é a padronização no sabor e no preparo do cardápio. Dessa forma, não importa qual seja a cidade escolhida para instalação, as franquias permitem que o consumidor supra sua necessidade e mantenha a fidelidade à marca.

4) Confiança na marca

Ao ter um cardápio e serviço padronizado, o cliente satisfeito com esse modelo tende a retornar e aumentar o nível de confiança na marca. No modelo de franquias, a empresa já é reconhecida por um padrão de qualidade e potencial de crescimento para ser replicada.

5) Conveniência

Imagine ter o seu restaurante preferido em toda cidade em que estiver? Ou que tenha algum diferencial no atendimento, como aplicativos de delivery ? Isso faz com que o consumidor não apenas supra sua necessidade de comer, mas, também, opte por sua marca preferida dentre tantos outros restaurantes. É a união entre a necessidade e o gosto, entre o útil e o agradável.

6) Sazonalidade

Sendo uma necessidade básica para todo ser humano, não existe sazonalidade ou períodos com queda de movimento no setor de alimentação. A frequência de clientes costuma, então, permanecer estável durante todo o ano. Logicamente, se o foco da marca for alimentos gelados e refrescantes, a maior procura será nas épocas de calor, mas isso não significa que o restante do ano não tenha movimento. Basta saber oferecer diferentes produtos de acordo com as estações e localidades.

7) Localização em destaque

Outra facilidade deste segmento está relacionada ao ponto perfeito para abrir o negócio . Shoppings, galerias ou lojas de rua. Qualquer estilo de estabelecimento comporta bem este tipo de negócio. Seja em local com fluxo bem generalizado de pessoas ou com perfis mais restritos, como em centros comerciais, existe potencial. Ou seja, do restaurante tradicional ao fast-food, sem esquecer das marcas de produtos naturais, sempre existirá um perfil de cliente para consumir cada tipo de produto.

Preocupações comuns do franqueado

Mesmo diante de um cenário atrativo, os proprietários de estabelecimentos deste segmento compartilham duas preocupações. A primeira está na operação do negócio, uma vez que existem regulamentações e fiscalizações específicas para ambientes que armazenam e pessoas que lidam com os alimentos. Seguir as regras de vigilância não são simples, mas com certeza são fundamentais para garantir a qualidade dos produtos e o sucesso do negócio.

A outra inquietação comum diz respeito ao cenário econômico do país. Mesmo em épocas de crise econômica, a alimentação fora de casa é um dos últimos cortes feitos pela população. Então, mesmo que a situação financeira não seja das melhores, o público continuará consumindo o seu produto, ainda que em menor escala.

Por esses motivos, franquias de alimentação trazem tanta estabilidade e previsibilidade. Inclusive é possível apontar este segmento como o ideal para quem não quer correr muitos riscos ao abrir um negócio e ter faturamento garantido o ano todo.

 

Quer saber mais sobre o setor? Continue acompanhando a nossa página e descubra se o seu negócio é empreender na cozinha .



COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.