Conheça as franquias que oferecem cartão de crédito para apoiar franqueados

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Abrir uma franquia requer um extenso planejamento financeiro, que inclui reservas para o capital de giro, a compra de insumos, além de reservas financeiras para gastos imprevistos. Apesar de ser uma responsabilidade do franqueado, a franqueadora pode auxiliar nesse processo, oferecendo crédito e facilidades de parcelamento.

Um exemplo são as redes OdontoCompany (clínicas odontológicas populares) e PartMed (clínicas médicas), que oferecem aos franqueados a possibilidade de fazer um cartão de crédito com a bandeira da rede à qual pertencem, com R$ 40 mil de limite mensal. O objetivo é dar ao franqueado um colchão financeiro, principalmente nos primeiros meses, enquanto o equilíbrio da unidade está sendo construído.

Com mais de 400 clínicas – contando inauguradas e em implantação –, sendo 370 da OdontoCompany e 50 da PartMed, as duas redes são comandadas por Paulo Zahr. Confira a entrevista com o executivo, que fala sobre o apoio financeiro que a franqueadora oferece aos franqueados.

– O cartão de crédito é oferecido para os franqueados da OdontoCompany e da PartMed?

Sim, o cartão de crédito é disponibilizado para todos os franqueados da OdontoCompany e da PartMed que desejam utilizá-lo. Ele foi desenvolvido em parceria com a Cielo e a financeira Credz e tem R$ 40 mil de limite.

O franqueado pode utilizá-lo da forma que preferir, comprando materiais para a clínica, em despesas do dia a dia e demais insumos, além de serviços que precisar. Na unidade piloto da OdontoCompany, em São José do Rio Preto (interior de São Paulo), nós também o utilizamos muito.

– Como foi estipulado o valor do limite?

O valor do limite mensal é R$ 40 mil, que consideramos ideal tanto para compras do dia a dia da clínica quanto para dar cobertura a eventuais contratempos. Fora isso, para compra de equipamentos o franqueado consegue negociar um limite maior diretamente com nossos fornecedores, de até R$ 80 mil.

– O cartão oferece taxa de juros (rotativo) diferenciada do mercado?

Praticamos taxas condizentes com o valor de mercado, com juros de 5,90% ao mês.

– A ideia é criar um colchão financeiro para o franqueado?

Sem dúvida, o cartão faz o papel de capital de giro. O franqueado pode utilizá-lo em toda compra que precisar. Outra vantagem que oferecemos é a possibilidade de dividir a taxa de franquia em até 15 vezes. Quando implantada, essa medida proporcionou um aumento de 40% no número de clínicas OdontoCompany.

Além disso, por sermos uma rede numerosa, temos uma boa margem de negociação com fornecedores, que garantem valores para os insumos entre 25% e 35% abaixo dos preços cobrados no mercado nacional. Contamos ainda com um laboratório exclusivo que fornece próteses, lentes de contato e de porcelana, entre outros itens, a preço de custo. Temos também expertise na disseminação da marca por meio da contratação de celebridades que faz com que o custo de captação por cliente seja cerca de quatro vezes menor do que o do segmento.

– Quais os principais desafios enfrentados pelos franqueados para gerir o fluxo de caixa nos primeiros meses de operação?

O maior desafio, logo no início da operação, é lidar com o grande número de clientes que busca o negócio e ter oxigênio para financiar a clínica, porque nem todos os pagamentos são feitos com cartão ou dinheiro. Ainda há muita utilização de carnê, que faz com que a clínica demore mais para receber os valores pagos.

Com nossos pilares estratégicos, os franqueados encontram uma grande margem de lucratividade e um índice de conversão de vendas entre 80% e 90%. Nossas estatísticas mostram que diariamente, no mínimo, oito novos clientes fazem orçamento em nossas unidades.

– Desde quando as marcas oferecem essa solução?

Começamos há dois anos a oferecer essa alternativa aos nossos franqueados, e desde o início tivemos uma boa aceitação, o que nos fez perceber que a criação do cartão foi uma solução prática e muito bem-vinda pelos nossos franqueados.

Além dos pilares estratégicos, os franqueados contam ainda com técnicas de gestão para que toda operação seja administrada de perto – os franqueados têm à disposição uma equipe de “pré-inauguração” que, nos 21 dias que antecedem a abertura da clínica, faz o trabalho de prospecção e de divulgação da franquia.

Há ainda uma equipe de estabilização – um time de profissionais preparados para auxiliar unidades que estejam com dificuldades financeiras, de atendimento ou de gestão. A equipe ajuda o franqueado a controlar e a resolver todas as pendências. Em toda a história da rede, porém, registramos apenas um franqueado que necessitou da equipe de estabilização.

Acompanhamos de perto nossos franqueados para que não seja necessário entrar a nossa equipe em atividade, mas, se isso ocorrer, entendemos que é nosso papel ajudar o franqueado a voltar a operação para seu ponto de equilíbrio sem nenhum custo com o envio desta equipe. Temos um compromisso com quem investiu na nossa marca.

– Como surgiu a ideia de oferecer essa solução?

Nós da franqueadora cuidamos da unidade piloto da OdontoCompany. Ter essa unidade faz com que a gente tenha uma percepção muito aguçada do dia a dia do franqueado. Com isso, conseguimos oferecer cada vez mais soluções para facilitar a gestão das unidades.

Paralelamente, pensamos também nos nossos pacientes. Tanto a OdontoCompany quanto a PartMed oferecem possibilidade de parcelamento de procedimentos em até 48 vezes. Acreditamos que essa facilitação é necessária para cumprirmos nossa missão de levar saúde com tecnologia de ponta a quem não teria acesso a esses serviços de outra maneira.

– Quantos franqueados já utilizaram o cartão?

Em torno de 80% dos franqueados das redes utilizam o cartão.

 

Com suporte e soluções diferenciadas, as pessoas que pensam em abrir uma franquia ficam mais seguras com o investimento. Por isso, o suporte financeiro é fundamental para quem está nesse estágio de desenvolvimento.

Conheça a história do funcionário da OdontoCompany que virou franqueado e planeja expandir a quantidade de unidades no mercado.



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