10 erros comuns cometidos por iniciantes no modelo de franquias

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O setor de franquias está em plena expansão e atrai a atenção de investidores por ser baseado em marcas consolidadas e processos testados e aprovados no mercado. É uma grande oportunidade para quem quer empreender sem correr grandes riscos, mas não exime da responsabilidade e da dedicação.

Ao entrar neste ramo, é importante evitar os erros mais comuns cometidos pelos iniciantes, garantindo que a franquia cresça de forma saudável e alcance os objetivos esperados. Confira quais são os 10 erros mais comuns de quem começa neste mercado:

1. Desconhecer o sistema de franquia – Não conhecer como funciona o setor de franchising pode trazer surpresas e frustrações no futuro. A princípio, é importante entender que este mercado consiste no acordo entre duas partes, o franqueador e o franqueado, sendo que o primeiro cede ao segundo os direitos para usufruir da marca a partir de um plano de negócios. Todo o setor é regulado pela Lei de Franquias (nº 8.955/14), que deve ser estudada previamente.

2. Avaliação financeira equivocada – A principal análise para quem inicia no modelo de franquias é a financeira. Como será o ganho e sua evolução, qual o capital de giro necessário até o negócio começar a gerar resultados, os custos relacionados à taxa de franquia, ponto comercial, divulgação, quadro de pessoal e despesas operacionais. É preciso ter muita atenção em todos estes pontos para não realizar uma avaliação equivocada.

3. Falta de planejamento com capital de giro – Enquanto o fluxo do caixa da empresa não se torna positivo, o capital de giro é utilizado para lidar com as obrigações mensais. Essa reserva deve ser planejada antes do início da operação da franquia. O valor necessário varia conforme a franquia escolhida e o potencial de retorno esperado. O planejamento é fundamental para o negócio sobreviver além dos primeiros meses.

4. Ponto comercial ruim – O local escolhido para instalar a franquia tem grande impacto sobre o retorno desejado. O franqueado deve analisar o plano de negócios e o público-alvo da marca. Não adianta montar um ponto comercial – o que demanda de gastos com obras e locação – em uma região onde o público é da classe A, sendo que o seu produto é para a classe C, por exemplo. As chances de retorno são mais difíceis, o que pode gerar uma frustração futura.

5. Perfil desalinhado com a marca – É fundamental que o fraqueado tenha o mínimo de afinidade com o negócio que está prestes a abrir. Além de ser mais prazeroso, tanto do ponto de vista pessoal, quanto profissional, fica mais fácil lidar com uma empresa em que realmente se acredita. O perfil desalinhado com a marca pode gerar a vontade de sugerir propostas que, na verdade, são transformações do plano de negócios. O grande valor da franquia é o modelo testado e aprovado.

6. Expectativas conflitantes com a realidade – O plano de negócios é o guia do franqueado e deve ser estudado previamente. Estudá-lo garante que os objetivos da marca sejam compreendidos e que as expectativas pessoais em relação ao negócio estejam alinhadas com as ações e o planejamento da franqueadora.

7. Achar que uma franquia funciona sozinha – Estar à frente do negócio é fundamental para ter sucesso na franquia. Mesmo gerenciando à distância, é importante saber tudo o que está acontecendo e liderar a equipe, garantir que o plano de negócios seja seguido e que os resultados esperados serão obtidos.

8. Não investir em ações de divulgação – O marketing é essencial para tornar pública a atuação no mercado. A estratégia de divulgação depende do tipo do negócio e deve ser adaptada às necessidades da marca. Não investir na divulgação é deixar o seu negócio limitado ao território de implantação.

9. Se empolgar com modismos – Ao analisar as franquias disponíveis no mercado, é possível encontrar marcas, produtos ou serviços que estão na moda. É fundamental saber se o negócio é capaz de superar o auge de atração, a sazonalidade ou o modismo.

10. Falta de cuidado com gestão de pessoal – Recrutar pessoas para fazer o seu negócio acontecer requer cuidado. Os gastos com o quadro de funcionários devem ser previamente planejados, incluindo treinamento e seleção, que devem ser realizados de forma cuidadosa para evitar alta rotatividade.

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