Qual a importância do Selo da ABF no modelo de franquia?

0
aperto mão - texto Qual a importância do Selo da ABF no modelo de franquia?

Existem cerca de 3 mil redes de franquias no Brasil, e identificar quais são as melhores oportunidades de investimento é sempre um desafio para os aspirantes a franqueados. São muitos aspectos para levar em conta, mas existe um critério já tradicional no mercado que pode ajudar os empreendedores a identificarem quais são as marcas que mais agradam os seus franqueados.

Trata-se do Selo de Excelência em Franchising da Associação Brasileira do Franchising (ABF), instituição que reúne todas as partes envolvidas na franquia – franqueadores, franqueados, consultores e prestadores de serviços.

Como Funciona

O Selo de Excelência, que também é conhecido como uma “chancela” da ABF, existe há 27 anos, e tem como objetivo ouvir a opinião dos franqueados sobre as redes das quais eles participam. Com as informações em mãos, a associação faz uma análise e concede um selo de excelência operacional para as marcas que mais se destacam. A ideia é que a ABF funcione como um agente neutro para fazer a intermediação entre franquias e franqueados.

Foco em Melhorias

Mas além de ganhar o reconhecimento público, as franquias que recebem o selo também têm ganhos internos, pois conseguem identificar com mais facilidade quais são os principais pontos que precisam de mudanças.

Como é de se esperar em qualquer negócio, nem sempre a marca recebe apenas elogios, o que estimula os empresários a buscarem uma melhoria constante. Para os franqueados, o selo também é importante porque o impacto positivo que ele causa sobre os negócios favorece cada um dos franqueados individualmente.

Resultados de 2017

Em 2017, 204 marcas receberam a chancela da ABF, entre as quais estão franquias como a Arezzo, a World Tennis, a Vivenda do Camarão, a Carmen Steffens e a OdontoCompany. Todas as  franquias reconhecidas tiveram em comum o foco no fortalecimento da relação do franqueador com os franqueados, além de terem trabalhado mais próximas dos seus parceiros de negócios, o que teve impacto nos indicadores de desempenhos das unidades, segundo a ABF.

Outros pontos destacados pela entidade foram os investimentos maiores em consultoria de campo, nas ferramentas de marketing e nas redes sociais, com o objetivo de aproximar as marcas dos consumidores e dos franqueados.

Metodologia

A pesquisa que dá origem ao Selo de Excelência é feita por amostragem ou com todos os franqueados, de acordo com o tamanho da rede. As questões são estruturadas em cinco quesitos: econômico, operacional, relacionamento, global e sustentabilidade.

Segundo o presidente da ABF, Altino Cristofoletti Junior, a pesquisa feita em 2017 refletiu os esforços das empresas em “fazer mais com menos”, o que levou as redes chanceladas a estreitar ainda mais os laços com os franqueados, intensificar a negociação com os fornecedores, rever processos e buscar novos formatos e estratégias.

“Essas marcas tiveram ouvidos e olhares mais atentos e apurados a tudo e foram mais ágeis na tomada de decisão”, afirma Cristofoletti Junior.

Novidades

Na edição de 2017, o Selo de Excelência trouxe uma novidade, que foi a criação da modalidade para redes iniciantes. Mesmo que não se enquadrem nos requisitos mínimos da pesquisa, estas redes poderão se inscrever para participar e serão pré-qualificadas ao Selo de acordo com os resultados obtidos, e poderão utilizar a pesquisa como instrumento auxiliar em suas estratégias de negócio.

Outra mudança recente foi a reformulação da nota de corte, que antes resultava da média da categoria, mas passou a ser fixa. Foi estabelecida em 75 numa faixa que vai de zero a 100. Isso significa que a empresa franqueadora precisa obter 75% de aprovação dos seus franqueados para receber a chancela.

Modalidades

Existem três categorias para o Selo, voltadas para empresas com ao menos 10, 30 e 60 franqueados, respetivamente. O tempo de operação da franquia também é um critério para participar da pesquisa, sendo que as três categorias demandam ao menos dois, cinco e dez anos de operação.

Em 2017, 227 marcas foram inscritas e 204 conquistaram o Selo de Excelência em Franchising. Os números de 2017 superaram os do ano anterior, quando 225 redes concorreram e 199 foram chanceladas.

Quer saber mais sobre como escolher uma franquia? Baixe agora o nosso E-book Gratuito e confira as principais dicas para ser um franqueado de sucesso!



COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here