Virei franqueado, como me qualifico para minha nova atuação?

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Começar um novo negócio exige disciplina, bons contatos, paciência e, principalmente, qualificações. Quando este negócio é uma franquia, metade deste caminho já está andado, pois existe um padrão pré-estabelecido pela franqueadora, que dará o direcionamento ao franqueado, mostrando o que fazer e como fazer em cada etapa.

Mesmo com todo este apoio da franqueadora, é importante que o franqueado procure desenvolver seus conhecimentos sobre alguns assuntos, ficando mais preparado para encarar os desafios do dia a dia do negócio.

Confira alguns temas que devem ser estudados com mais afinco pelos empreendedores por meio de cursos presenciais ou online, livros, ebooks, webinars, palestras e até em conversas com profissionais de cada área.

Contabilidade e finanças

Qualquer tipo de negócio gira em torno de números. Saber calculá-los da forma correta e ter previsões para os próximos períodos é essencial para se antecipar às crises e às mudanças do mercado. Royalties, aluguel, impostos e pagamentos de funcionários são algumas das áreas que podem ser melhor gerenciadas quando realmente se entende do assunto.

Gestão de pessoas

Na hora de contratar, não basta apenas escolher aqueles com mais experiência ou com o currículo mais atrativo. É preciso avaliar o perfil de cada um e saber se tudo que está no papel confere com a realidade. Depois da fase da contratação, é fundamental saber lidar com os subordinados, mantendo boa relação entre colaborador-franqueado, garantindo o futuro do negócio.

Gestão de atendimento

Funcionários bem tratados por seus superiores tendem a trabalhar melhor, e isso impacta diretamente o atendimento ao cliente. Embora seja o franqueador que determine o tipo de atendimento, é o franqueado que deve passar esta informação para a sua equipe, ensinando a melhor forma de atender. Para isso, é importante entender o máximo possível sobre gestão de atendimento.

Comportamento do consumidor

Alguns comportamentos deixam claro se o cliente está satisfeito ou não com o serviço ou produto. Para isso, é útil saber analisar seu olhar, a movimentação das mãos ou até mesmo o ritmo da respiração. Entender como os clientes se comportam é ponto chave para prever e evitar futuros danos ao negócio, saber suas necessidades ou resolver seus problemas.

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