Qual a importância do Selo da ABF no modelo de franquia?

0
aperto mão - texto Qual a importância do Selo da ABF no modelo de franquia?

Existem cerca de 3 mil redes de franquias no Brasil, e identificar quais são as melhores oportunidades de investimento é sempre um desafio para os aspirantes a franqueados. São muitos aspectos para levar em conta, mas existe um critério já tradicional no mercado que pode ajudar os empreendedores a identificarem quais são as marcas que mais agradam os seus franqueados.

Trata-se do Selo de Excelência em Franchising da Associação Brasileira do Franchising (ABF), instituição que reúne todas as partes envolvidas na franquia – franqueadores, franqueados, consultores e prestadores de serviços.

Como Funciona

O Selo de Excelência, que também é conhecido como uma “chancela” da ABF, existe há 27 anos, e tem como objetivo ouvir a opinião dos franqueados sobre as redes das quais eles participam. Com as informações em mãos, a associação faz uma análise e concede um selo de excelência operacional para as marcas que mais se destacam. A ideia é que a ABF funcione como um agente neutro para fazer a intermediação entre franquias e franqueados.

Foco em Melhorias

Mas além de ganhar o reconhecimento público, as franquias que recebem o selo também têm ganhos internos, pois conseguem identificar com mais facilidade quais são os principais pontos que precisam de mudanças.

Como é de se esperar em qualquer negócio, nem sempre a marca recebe apenas elogios, o que estimula os empresários a buscarem uma melhoria constante. Para os franqueados, o selo também é importante porque o impacto positivo que ele causa sobre os negócios favorece cada um dos franqueados individualmente.

Resultados de 2017

Em 2017, 204 marcas receberam a chancela da ABF, entre as quais estão franquias como a Arezzo, a World Tennis, a Vivenda do Camarão, a Carmen Steffens e a OdontoCompany. Todas as  franquias reconhecidas tiveram em comum o foco no fortalecimento da relação do franqueador com os franqueados, além de terem trabalhado mais próximas dos seus parceiros de negócios, o que teve impacto nos indicadores de desempenhos das unidades, segundo a ABF.

Outros pontos destacados pela entidade foram os investimentos maiores em consultoria de campo, nas ferramentas de marketing e nas redes sociais, com o objetivo de aproximar as marcas dos consumidores e dos franqueados.

Metodologia

A pesquisa que dá origem ao Selo de Excelência é feita por amostragem ou com todos os franqueados, de acordo com o tamanho da rede. As questões são estruturadas em cinco quesitos: econômico, operacional, relacionamento, global e sustentabilidade.

Segundo o presidente da ABF, Altino Cristofoletti Junior, a pesquisa feita em 2017 refletiu os esforços das empresas em “fazer mais com menos”, o que levou as redes chanceladas a estreitar ainda mais os laços com os franqueados, intensificar a negociação com os fornecedores, rever processos e buscar novos formatos e estratégias.

“Essas marcas tiveram ouvidos e olhares mais atentos e apurados a tudo e foram mais ágeis na tomada de decisão”, afirma Cristofoletti Junior.

Novidades

Na edição de 2017, o Selo de Excelência trouxe uma novidade, que foi a criação da modalidade para redes iniciantes. Mesmo que não se enquadrem nos requisitos mínimos da pesquisa, estas redes poderão se inscrever para participar e serão pré-qualificadas ao Selo de acordo com os resultados obtidos, e poderão utilizar a pesquisa como instrumento auxiliar em suas estratégias de negócio.

Outra mudança recente foi a reformulação da nota de corte, que antes resultava da média da categoria, mas passou a ser fixa. Foi estabelecida em 75 numa faixa que vai de zero a 100. Isso significa que a empresa franqueadora precisa obter 75% de aprovação dos seus franqueados para receber a chancela.

Modalidades

Existem três categorias para o Selo, voltadas para empresas com ao menos 10, 30 e 60 franqueados, respetivamente. O tempo de operação da franquia também é um critério para participar da pesquisa, sendo que as três categorias demandam ao menos dois, cinco e dez anos de operação.

Em 2017, 227 marcas foram inscritas e 204 conquistaram o Selo de Excelência em Franchising. Os números de 2017 superaram os do ano anterior, quando 225 redes concorreram e 199 foram chanceladas.

Quer saber mais sobre como escolher uma franquia? Baixe agora o nosso E-book Gratuito e confira as principais dicas para ser um franqueado de sucesso!



COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.