5 filmes que todo franqueado precisa assistir para se inspirar

0

Estudar da maneira tradicional, fazendo cursos e leituras, é fundamental para qualquer empreendedor, mas existem outras maneiras de encontrar conhecimento e inspiração, inclusive durante os momentos de lazer. Se você tem ou pretende ter uma franquia, pode encontrar oportunidades de aprendizado até mesmo no cinema. Basta escolher o filme certo para ver, dentro da tela, aspectos importantes que serão exigidos de você na vida real.

Confira esta lista de cinco títulos que vão te ajudar a desenvolver habilidades necessárias para todo bom vendedor, como perseverança, estratégia e gestão de pessoas.

1. Fome de Poder (2016)

O filme conta a história do McDonald’s, desde a sua fundação pelos irmãos  Richard e Maurice McDonald, no sul da Califórnia, até a parceria com o vendedor Ray Kroc, que levou à criação da rede de franquias mais conhecida do mundo. Apesar da falta de ética de Kroc em relação aos criadores da marca, o filme é muito relevante para quem deseja atuar no ramo de franquias porque ele mostra que até mesmo o McDonald’s, um dos negócios mais famosos e comprovados do mundo, só deu certo quando encontrou franqueados comprometidos.

Em um primeiro momento, os franqueados selecionados por Kroc eram pessoas de alta renda que não estavam preocupadas com a qualidade dos lanches oferecidos nas lojas, e preferiam passar as tardes jogando golfe. As franquias só foram para frente quando Kroc escalou franqueados que participavam ativamente do dia a dia das unidades, contribuindo com a sua parte de afinco e dedicação para o empreendimento dar certo. Esta participação ativa no negócio é ingrediente obrigatório para o sucesso de qualquer franquia até hoje.

2. Joy: O Nome do Sucesso (2015)

Esta é mais uma história real que serve de inspiração para empreendedores iniciantes, e mostra a jornada da empresária Joy Mangano, que conquistou um grande sucesso nos Estados Unidos com o lançamento de um esfregão chamado de “miracle mop”. Dona de casa e mãe, a empreendedora teve a ideia de produzir o esfregão depois de um acidente doméstico, e batalhou durante muito anos para conseguir produzir e vender seu produto em larga escala.

Além da persistência da personagem, outro ensinamento do filme é o fato de que ela encontrou inspiração para o negócio na sua própria rotina doméstica. Este é justamente um dos principais conselhos que os especialistas dão a aspirantes a franqueados: procure um negócio que te inspire e que tenha alguma relação com quem você é, pois a identificação com a marca é uma condição para o sucesso.

3. O Jogo da Imitação (2015)

Neste filme que se passa durante a Segunda Guerra Mundial, o matemático Alan Turing ajuda o governo britânico a decifrar um código alemão. Mesmo com toda a sua genialidade, o cientista tem dificuldades em se relacionar com sua equipe, e somente superando este desafio ele consegue atingir os seus objetivos.

O ensinamento que fica para quem é ou deseja ser franqueado diz respeito à importância de saber trabalhar em equipe e se relacionar com pessoas. A capacidade de gerir pessoas é essencial para qualquer líder, pois o engajamento de todo time depende dele e influencia diretamente os resultados.

4. Walt antes de Mickey (2014)

Apesar de ter criado um verdadeiro mundo de fantasias que encanta crianças e adultos, a vida do criador da Disney não foi toda de conto de fadas. Ele sabia o que queria desde criança, mas o caminho até o sucesso foi cheio de dificuldades, com fases de pobreza, episódios de traição e a necessidade de recomeçar o negócio do zero. Sua trajetória pode inspirar franqueados a enfrentarem os desafios sem pensar em desistir.

Para alcançar o próprio objetivo, além da força de vontade e persistência, que acompanham a trajetória de todo empreendedor, Walt contou com a ajuda dos amigos e da família. O apoio de pessoas próximas é sempre importante e isso pode vir de diversas formas, desde o apoio emocional até o financeiro para iniciar e continuar o negócio.

5. Jobs (2013)

É praticamente impossível falar sobre empreendedorismo sem lembrar de Steve Jobs, ex-CEO e cofundador da Apple. Este filme conta a história da empresa, desde a sua criação na garagem da família de Jobs, até o lançamento do revolucionário iPod.

Apesar de ser uma pessoa desequilibrada e difícil de lidar, a trajetória de Jobs mostra características importantes para os negócios, como saber apostar em novas ideias, ter foco e ser diferente dos outros (concorrentes) e ter paixão pelo que faz. No mundo das franquias, esse conjunto de habilidades é fundamental para o sucesso dos negócios.

Ficou mais inspirado para tirar as suas ideias do papel? Então, o que você precisa é de dicas práticas para escolher uma franquia e entender melhor como funciona esse modelo. Baixe agora o nosso e-book gratuito e tome a melhor decisão para ter uma empresa de sucesso, assim como os personagens dos filmes!



COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here