O que ler durante as férias? Veja três sugestões de José Carlos Semenzato

0
O empresário José Semenzato indica os três livros de cabeceira para todo franqueado ler e se inspirar no mundo dos negócios.

As férias são uma boa oportunidade para rever planos, ter novas ideias e buscar outros caminhos – além, claro, de botar a leitura em dia. A literatura mundial é farta de obras que vão além da missão de entreter e que podem ser poderosos aliados nesse processo de reflexão e aprendizado. O empresário José Carlos Semenzato, presidente da SMZTO Holding de Franquias, indica três obras que são referências na busca por conhecimento.

Os Segredos da Mente Milionária – Aprenda a Enriquecer Mudando Seus Conceitos Sobre o Dinheiro

De T. Harv Eker (Editora Sextante)

Se você achar que é só começar a ler este livro para o seu bolso se encher de dinheiro, é melhor nem começar. O próprio autor não acredita em milagres. Tampouco acha que é possível enriquecer aplicando métodos empurrados por meio de livros. Para Harv Eker, canadense radicado nos Estados Unidos que se tornou milionário em dois anos e meio, é preciso mudar sua essência e refazer os modelos mentais, entranhados desde a infância e adolescência.

O velho lema hedonista, tão propagado por aqui, de que é preciso ter leveza “e deixar a vida nos levar”, é rechaçado com veemência por Harv Eker. O sucesso financeiro, para ele, não está ligado à sorte e muito menos às condições impostas – isso é o que canadense chama de “mentalidade pobre”, pessoas que culpam a economia, o governo, o patrão. Quem tem mentalidade de rico foca nas oportunidades, jamais nos obstáculos.

O Poder do Hábito – Por que fazemos o que fazemos na vida e nos negócios

De Charles Duhigg (Editora Objetiva)

O livro de Charles Duhigg vai ao encontro da tese de Harv Eker: a importância de transformar velhos hábitos, de quebrar paradigmas impostos por si mesmo. A diferença do livro de Duhigg está no desenvolvimento de sua teoria, menos reflexiva e mais baseada em exemplos práticos. O autor apresenta várias histórias de personagens que alcançaram sucesso atacando e eliminando velhos padrões. Uma recomendação interessante talvez seja lê-los – os livros de Harv Eker e de Duhigg – simultaneamente. Se você não tem o hábito de ler dois livros ao mesmo tempo, já é um bom começo.

Marketing 4.0 – do Tradicional ao Digital

De Philip  Kotler, Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan (Editora Sextante)

Até a publicação de Administração de Marketing, no fim dos anos 1960, os cursos de marketing eram completamente ignorados nos currículos enviados às empresas, focados em cursos de vendas e comércio. Não foi por acaso que o americano Philip Kotler ganhou o epíteto de “o pai do marketing moderno”. Hoje octogenário, o escritor continua publicando livros de referência na área.

É o caso de Marketing 4.0 – do Tradicional ao Digital, escrito em parceria Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan, no qual Kotler disseca, com o detalhamento que lhe é peculiar, as transformações da passagem do marketing tradicional para o digital (4.0). Os autores mostram como a conectividade alterou de forma radical os modos de viver e ajudam a compreender os caminhos do consumidor na era digital.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here