4 motivos para investir em uma franquia odontológica

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O Brasil fechou o primeiro semestre de 2017 com 17 redes de franquias de odontologia distribuídas por todo o território, ou seja, uma rede a menos na comparação com o mesmo período do ano anterior. O número de unidades também sofreu queda. Nos seis primeiros meses de 2016, havia 1.110 unidades de franquias de odontologia, contra 1.075 no primeiro semestre deste ano.

Embora os números apontados pela ABF (Associação Brasileira de Franchising) indiquem uma queda na variedade de franquias existentes no segmento, o faturamento registrado pelo setor cresceu. Durante os seis primeiros meses de 2016, foram faturados cerca de 460 milhões de reais, valor que passou para 630 milhões de reais apenas no primeiro semestre deste ano.

Cenário promissor

Portanto, se por um lado as redes de franquia do segmento de odontologia apresentam números positivos, por outro, parece acontecer um enxugamento do setor. Isso não é, entretanto, motivo para preocupação. Pelo contrário. Os dados mostram que, apesar da forte concorrência, existe espaço para redes fortes e estruturadas.

De acordo com o departamento de inteligência de mercado da ABF, os tratamentos para aperfeiçoar os sorrisos evoluíram muito com o passar dos anos, atraindo mais pacientes para os consultórios, como é o caso da aplicação de lentes de porcelanas nos dentes.

“O aumento no faturamento de um período para o outro é um reflexo disto. A redução nas redes e unidades é dada pelo foco na melhoria da eficiência das operações já abertas”, informa a instituição.

Neste cenário, veja quais são os quatro motivos para investir nesse setor:

1. Captação de pacientes é favorável em franquias odontológicas

O formato de franquia odontológica foi testado e aprovado dentro de seu segmento de atuação, portanto, possui reconhecimento por sua excelência. Então, abrir uma unidade de uma rede sólida no mercado, sendo eficiente nos procedimentos executados e amplamente estruturada, pode ser um ótimo negócio.

Uma das grandes vantagens dessa categoria de serviço é a grande variedade de tratamentos que podem ser oferecidos aos pacientes dentro das especialidades trabalhadas pela franquia. Clínica Geral, Ortodontia, Pediatria, Cirurgia e Implantes são apenas algumas das opções disponíveis.

Além da variedade de serviços oferecidos, também contribuem para a captação de pacientes as estratégias de marketing empregadas pelas redes. Diferentemente dos dentistas autônomos, que atuam sozinhos em seus consultórios, franquias de odontologia desfrutam de grande capacidade de investimento em propaganda.

E é por meio destes investimentos, reforçando a identidade visual da marca e focando em estratégias de comunicação, que as grandes redes conseguem captar novos pacientes, sem perder aqueles que já são fiéis.

2. Benefícios financeiros

Tornar-se um franqueado de uma rede odontológica também implica uma série de vantagens financeiras. Como a franqueadora que cuida de todas as negociações, o franqueado pode obter melhores preços e formas de pagamento ao comprar produtos e equipamentos dos fornecedores, além de negociar tarifas bancárias mais baixas.

Investir em inovação por conta própria tem um alto custo, mas investir em novos métodos e tecnologias quando se faz parte de uma rede forte e estruturada pode ser bem menos oneroso.

3. Vantagens operacionais

Assim como vantagens financeiras, benefícios operacionais também podem ser aproveitados pelos franqueados. Assim como em outros segmentos, quem investe em uma franquia odontológica conta com todo o suporte na fase de estabelecimento do empreendimento, desde a escolha do ponto, seleção, contratação e treinamento de funcionários, até a recomendação de fornecedores.

Ao contrário do que acontece quando um dentista trabalha por conta própria, o especialista que é um franqueado pode se beneficiar também com a troca de experiências e conhecimento que uma rede de franquia pode proporcionar. Quando se faz parte de uma rede, existe a oportunidade de dialogar com colegas que passam por situações similares. Desta forma, torna-se parte de um grupo que compartilha estratégias e encontra soluções para as dificuldades em comum.

4. Nome reconhecido no mercado

Uma das grandes oportunidades para um franqueado de uma rede odontológica é a de construir e consolidar seu nome no mercado. Isso se aplica especialmente aos profissionais recém-formados, que têm uma chance única de iniciar a carreira com o respaldo de uma marca forte.

 

Quer saber mais sobre franquias odontológicas? Então leia também este outro texto e descubra que também é possível abrir uma unidade sem ter formação na área.



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