Como identificar um futuro líder na equipe?

0
Liderança: como identificar um líder na equipe(Foto: Shutterstock)
Liderança: como identificar um líder na equipe(Foto: Shutterstock)

Com o passar dos anos, um franqueado pode perceber que precisa de mais tempo para focar nas estratégias e em questões fundamentais para o crescimento. Precisando, dessa forma, delegar as tarefas que no início eram supervisionadas de perto por ele mesmo e que, com a franquia funcionando bem, podem ser repassadas a alguém da equipe que possa assumir uma posição de liderança.

Para isso, é necessário reconhecer os líderes dentro da sua empresa. Rubens Augusto Junior, fundador da Patroni, ressalta que liderança não se impõe, se conquista. “Mesmo o dono da empresa, precisa dar o exemplo. Demonstrar espírito empreendedor e foco no desenvolvimento progressivo. Pensar sempre em partilhar com os colaboradores os resultados da empresa”. Com base em sua experiência, o empresário acredita que deve existir o cuidado ao escolher funcionários para assumirem posições de liderança e que é fundamental que os escolhidos conheçam todos os setores e políticas da franquia.

Para identificar funcionários com perfil de liderança, fator relevante para o sucesso nos negócios, Rubens conta que não necessariamente elege os mais falantes ou os que batem mais metas. Prefere destacar aqueles que saibam lidar com os demais funcionários, administrem bem imprevistos e tenham muita atenção ao atendimento aos clientes.

Além disso, é essencial identificar neste futuro líder algumas características como:

1) Autenticidade no comportamento e nos valores.
2) Receptividade a feedback, sabendo também avaliar e passar com respeito um retorno a cada colaborador.
3) Demonstrações de agilidade e interesse no aprendizado.
4) Compreensão de diferentes culturas.
5) Demonstração de autoridade de forma natural, sem arrogância ou autoritarismo.
6) Flexibilidade, adaptabilidade para mudanças, e postura inovadora, trazendo novos conceitos, ideias e valores que agreguem ao trabalho.
7) Capacidade de delegar, confiando e valorizando cada função dos seus comandados.
8) Motivação constante, própria, e para a equipe.

Ao identificar estes atributos em alguns colaboradores, é importante incentivá-los a crescer, desenvolvendo cada vez mais suas habilidades e autonomia dentro da franquia. Determinado o líder é necessário saber também em qual intensidade e como essa transição deve ser feita, já que a falta de um plano de sucessão é um dos fatores que leva uma empresa ao fechamento.

Quer saber mais sobre o assunto? Veja quando é hora de pensar na sucessão?



DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.