3 maneiras de adotar o home office em sua rotina de franqueado

0
home office - texto 3 maneiras de adotar o home office em sua rotina de franqueado
Para muitos, o home office é sinônimo de qualidade de vida, mas é preciso tomar alguns cuidados.

Para muitas pessoas, a possibilidade de trabalhar em casa, o home office, é sinônimo de qualidade de vida, de menos estresse e de mais produtividade. Porém, se essa cultura for aplicada para o mundo do empreendedorismo, é preciso tomar alguns cuidados. E essa prudência, claro, deve ser também adotada pelo franqueado que decidiu administrar o seu negócio ficando cada vez mais em casa e tomando muitas das suas decisões por lá.

Segundo Daniel Alberto Bernard, diretor geral da Netplan Consultoria e consultor do BID para microfranquias, não existe um passo a passo a ser seguido, pois a rotina dependerá muito do ramo e do tamanho do empreendimento. Existem, porém, algumas recomendações gerais a serem seguidas para o franqueado que decidiu passar mais tempo em casa, mas não está disposto a correr o risco de perder produtividade, muito menos o de não ter o controle administrativo de seu empreendimento.

1) Tenha tempo de experiência

Bernard, por exemplo, não recomenda a nenhum franqueado que vá trabalhar de casa sem que o seu empreendimento tenha, ao menos, dois anos sob o seu comando presencial. “A equipe de funcionários precisa estar consolidada, definida e muito bem azeitada, antes que você decida ir para casa”, afirma o consultor.

“Por mais difundida que esteja a tecnologia, que permite reuniões diárias por meio de videoconferência, sair fisicamente do negócio, mesmo por um tempo determinado, demanda delegar funções”, diz Bernard. “Se o franqueado decidir comandar de casa um negócio ainda em construção, com uma equipe ainda em formação, poderá enfrentar grandes problemas”.

2) Organize tarefas e tenha mais tempo

Já quando a empresa vai bem e opera em sintonia, o home office se torna uma alternativa possível, diz o consultor. Quanto tempo, porém, o franqueado poderá ficar em casa? Como dividirá o tempo? Para Bernard, o franqueado não deve escolher de forma randômica quando visitará a franquia.

“Ele precisa se organizar para executar tarefas. Não deve ir à loja só para ‘ver se o boi está engordando’. Sua ida precisa ser programática, produtiva, para justificar seu deslocamento”, afirma Bernard. “Por isso, é importante separar o que será feito em casa e o que será feito na loja. E essa divisão tem que obedecer a critérios que o favoreçam e o ajudem no dia a dia da gestão da franquia. Por exemplo: problemas mais complexos, que envolvem relacionamento entre funcionários, devem ser resolvidos de forma presencial”.

3) Saiba quais as urgências

Também é preciso ter sensibilidade para identificar urgências que, não necessariamente, são indicadas a resolver de longe. O consultor cita como exemplo um famoso fotógrafo de guerra que, ao ser perguntando como se sentia registrando tantas imagens do horror, disse que ‘aquele não era o seu olhar e, sim, o de uma câmera fotográfica’.

“Se o franqueado sentiu que é preciso conversar ‘olho no olho” com um funcionário ou gerente de sua loja, ele tem que sair de casa, obrigatoriamente. O ‘olho no olho’, por videoconferência, não terá o mesmo efeito de uma conversa franca e direta, pessoalmente”.

Seja home office ou trabalhando no escritório, quer saber como ser um franqueado de alta performance? Leia aqui e continue acompanhando os conteúdos do Franquias de Impacto. Assine a nossa newsletter e receba as novidades toda semana!



COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.