O que aprender com as ações de marketing de oportunidade do Burger King e da Arezzo?

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As oportunidades estão em todo lugar, basta saber reconhecê-las e usá-las da melhor forma. Na internet isso não é diferente e podem ser convertidas em ações de marketing. Principalmente em tempos de informação abundante e de rápido acesso, em que a rede se tornou um canal onde todos podem se expressar e deixar suas opiniões – inclusive sobre as marcas que consomem.

Aliás, as marcas são as maiores interessadas em perceber o comportamento desses consumidores. Portanto, devem ficar atentas às oportunidades do mercado indireta e diretamente sugeridas por eles. E isso não deve ficar restrito apenas no ambiente virtual, onde o acesso à opinião tende a ser mais fácil. As empresas também podem desenvolver mecanismos para poder captar essas preferências no ambiente off-line.

Como colocar em prática o marketing de oportunidade?

As chamadas estratégias de marketing de oportunidade nada mais são do que aproveitar algum acontecimento que não esteja dentro dos limites de controle da marca para fazer alguma ação.

Por exemplo, quando alguém faz um comentário nas redes sociais da marca e ela responde a esse consumidor de um jeito especial. Neste caso a empresa percebeu que havia a oportunidade de melhorar a visão da pessoa sobre seu negócio e decidiu agir. Alguns exemplos podem ajudar na compreensão.

Sensibilidade da Arezzo para atender o cliente

Uma situação desse tipo aconteceu com a Arezzo. A rede de calçados soube aproveitá-la muito bem ao utilizar estratégias de marketing para fidelizar a cliente e ter uma boa imagem perante o resto do mercado.

Tudo começou quando uma jornalista publicou nas redes sociais que sua mãe, cadeirante, acessou o site da Arezzo em busca de um novo par de sapatos. Por conta de suas limitações, há certa dificuldade em encontrar calçados adequados e, ao ver um par com zíper nas laterais, imaginou que estes seriam ideais.

A surpresa veio com a chegada da compra. Ao notar que os zíperes, que facilitariam a colocação do calçado, na verdade eram apenas enfeites, a consumidora devolveu os sapatos à loja, explicando o motivo da devolução, como de praxe.

O que ela não imaginava era que a marca entraria em contato para lhe presentear com um par de sapatos especialmente adaptados para o uso dela, acompanhado ainda por um bilhete cheio de afeto. Tudo isso foi possível apenas porque a marca deu liberdade para que seus funcionários pudessem sugerir soluções para os problemas dos clientes.

Celebrar as conquistas motivou Burger King

Outro caso recente de um aproveitamento certeiro de oportunidade aconteceu entre o Burger King e o jovem jogador de futebol Pedrinho, do Corinthians. Após marcar o seu primeiro gol pela equipe principal, perguntaram a ele onde comemoraria o feito. A resposta veio de primeira: no Burguer King!

A marca de fast-food recebeu diversos comentários sobre o assunto nas redes sociais. Atenta às oportunidades, preparou um lanche especial, embalado com uma homenagem ao jogador. Nela o nome do sanduíche carro-chefe da marca, o Whopper, transformou-se em Whoppedrinho. Simplesmente genial.

Investir em marketing é fundamental

Qualquer ação planejada para gerar repercussão e aumentar positivamente a reputação da marca perante os consumidores envolvem estratégias de marketing. Por isso, o investimento nessa área é fundamental.

No modelo de franquias, o contrato das marcas deve prever um fundo de marketing dedicado especialmente para momentos oportunos como os citados acima, e muitos outros.

 

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