Se os clientes indicam sua marca, já pensou em transformar isso em ação de marketing?

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Independentemente do tamanho da empresa, uma recomendação espontânea feita por um cliente tem um valor inestimável, pois significa que a pessoa sente confiança suficiente para emprestar a própria credibilidade para a empresa. Ou seja, uma indicação vale a reputação tanto de quem indica quanto de quem foi indicado. Mas como uma franquia pode conseguir novos clientes e aumentar as vendas com a ajuda da própria base de consumidores já existente?

Qualidade é tudo no Marketing de Indicação

O Referral Marketing – ou marketing de indicação – é uma técnica utilizada para motivar clientes, funcionários e parceiros a indicar produtos ou serviços. Nada mais é do que a tradicional divulgação “boca a boca”, com o diferencial de ações no ambiente digital. Essa estratégia pode ser utilizada por qualquer empresa, independentemente do porte, desde o pequeno comércio de bairro até uma multinacional.

O marketing de indicação funciona para alavancar as vendas. No entanto, a partir do momento em que se abre para a possibilidade de recomendações, a empresa precisa garantir a qualidade do que está disposta a oferecer, para evitar receber opiniões negativas.

Motive os clientes para ter resultados

De acordo com um estudo da ReferralCandy, dos 83% de consumidores que demonstram disposição em indicar uma marca para algum familiar ou conhecido, apenas 29% realmente a faz. Mas isso não significa que há um descomprometimento deste cliente.

A principal razão avaliada é que as pessoas estão muito sobrecarregadas de informações e elas simplesmente as esquecem até o momento da ação. E é exatamente neste ponto que as ações de marketing das franquias e empresas costumam falhar: na dificuldade de perceber oportunidades para lembrar os seus clientes o quanto eles gostam da sua marca a ponto de indicá-la para alguém e, mais do que isso, dar os caminhos para que essa indicação seja feita aproveitando os recursos tecnológicos.

Mas como saber se o seu cliente gosta tanto do seu produto ou serviço? O meio mais fácil é perguntar. Inclusive, saber os pontos que ele avalia serem possíveis de melhoria é ainda mais valioso para evitar ruídos no momento da indicação – um detalhe pode ser definitivo para uma pessoa ter uma boa lembrança da sua empresa. Dessa forma, é possível identificar e aproximar os defensores da marca para conquistar novos clientes de forma espontânea.

Cases de sucesso para inspirar

Espaçolaser

A franquia de depilação a laser reinventou as estratégias de atração de novos clientes com o marketing de indicação propondo experiências gratuitas com o serviço oferecido. “A depilação a laser é rodeada por três dúvidas principais: funciona? é cara? dói? E a nossa intenção é oferecer esse teste para quem ainda desconhece a técnica, porque confiamos na nossa qualidade e sabemos que as pessoas dão mais valor ao que é indicado por alguém próximo do que àquilo que a própria marca diz sobre ela mesma”, relata Thayssa Moura, diretora comercial da rede.

A ação consiste em uma imagem disponível no aplicativo, que pode ser automaticamente enviada para amigos e familiares com a indicação para realizar três sessões de depilação a laser gratuitas na região das axilas (para mulheres) e barba (para homens).

Além disso, a franquia conta com uma rede de empresas parceiras, como Camicado, Luigi Bertolli e L’Occitane, que geram voucher para os seus clientes. “É uma estratégia que estamos praticando e aprimorando há quase quatro anos, com uma conversão muito satisfatória de clientes vindos da experiência e que se tornam pagantes para continuar o procedimento em outras áreas do corpo”, aponta a diretora comercial da marca.

Uber

O aplicativo de transporte privado urbano já chegou com essa proposta de indicações, justamente para agregar credibilidade à marca e ao serviço prestado – que no início foi alvo de muitas dúvidas sobre a sua proposta inovadora, mas que logo ganhou popularidade.

A ação funciona da seguinte maneira: o usuário do aplicativo indica o serviço para um amigo, que receberá um código promocional. Ao aceitar a recomendação e utilizar o código, o amigo terá desconto nas duas primeiras viagens e o cliente que fez a indicação ganhará R$ 10 em dinheiro depositados diretamente na conta da ferramenta. A proposta é indicar cada vez mais, para ganhar mais.

Airbnb

A empresa que oferece serviços de aluguéis temporários de imóveis e quartos ao redor do mundo incentiva que seus clientes indiquem amigos oferecendo créditos para futuras acomodações. Essa ação pode ser realizada através de e-mail ou de um código via Facebook ou Twitter.

Nesse envio, o amigo recebe R$100 em créditos, e a pessoa que indicou receberá R$50 quando viajar e R$240 quando se hospedar. Esse valor total aparecerá automaticamente na página de checkout na forma de cupom.

Esses cases demonstram como qualquer empresa, de variados setores e modelos – como o de franquias – podem aproveitar a satisfação dos clientes já existentes para atrair novos clientes por meio de indicações. Continue acompanhando as nossas dicas de marketing e vendas para obter mais resultados para sua franquia e melhorar ainda mais o seu relacionamento com os clientes



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