Como avaliar se uma marca é desejada?

0
240

Na hora de comprar uma franquia, é crucial avaliar se a marca é desejada pelos consumidores, pois este é um dos maiores ativos do negócio. Esta avaliação é fácil de ser feita nas grandes redes porque já existe um reconhecimento do consumidor e da mídia, mas exige mais esforço e cuidado quando se trata de uma rede em início de expansão.

Internet é aliada

Ao fazer esta avaliação, a internet pode ser uma grande aliada do empreendedor. Com o mercado cada vez mais competitivo e inovador, se destacar nas redes sociais é hoje um grande diferencial. As marcas costumam apostar muitas de suas fichas, esforço e dinheiro em comunicação online, por se tratar de uma plataforma rápida e assertiva de diálogo com seu público.

Logo, estar presente e ser relevante nas redes sociais é o primeiro passo para chamar a atenção do consumidor. O f-commerce por exemplo, termo usado para vendas de produtos e serviços pelo Facebook, é uma das ferramentas mais adotadas pelas marcas para alavancarem seus negócios.

O que avaliar

Quanto mais visível uma marca é nas redes sociais, mais suscetível ela fica, tanto para receber elogios quanto para críticas. Por isso, é importante fazer uma varredura e avaliar interações e respostas tanto no mural da página quanto nos comentários das publicações, para saber como a marca se comporta no mundo digital e qual importância ela dá ao seu cliente e à qualidade de atendimento.

Se uma marca recebe críticas constantes, não aparenta se importar com resoluções de problemas e deixa seus perfis de mídias sociais abandonados, pode ser um sinal negativo para considerar na hora de adquirir a franquia.

Marcas iniciantes

Para marcas pequenas que estão começando e não têm ainda uma identidade digital formada, é importante analisar como elas aparecem em sites onde consumidores relatam suas experiências de consumo e possíveis reclamações. Toda marca é suscetível a erros, mas o que define se ela será desejada ou não pelo público é a maneira com que se posiciona e lida com esses percalços.

Fazendo essa primeira avaliação digital, juntamente com expectativas, preferências e disponibilidade financeira, ficará mais fácil decidir por uma marca iniciante e encarar os próximos passos para abrir um negócio de sucesso.

COMPARTILHAR