7 dicas para a sua franquia bombar na Black Friday

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A melhor data no calendário do varejo para quem está em busca de descontos está chegando. A Black Friday 2017 acontece no dia 24 de novembro e, segundo pesquisa realizada pelo Google Brasil, deve movimentar cerca de R$ 2,2 bilhões, o que representa um crescimento de 20% em relação ao registrado no ano passado.

O que resta saber é: a sua franquia está preparada para aproveitar essa oportunidade e aumentar as vendas? Confira a seguir algumas ações importantes para a sua unidade ter destaque!

1. Verifique a estratégia da franqueadora

Como as franquias são um modelo, as estratégias de marketing também seguem um padrão estabelecido pela franqueadora. Por isso, antes de iniciar qualquer ação, é importante verificar o planejamento da marca.

2. Defina ofertas e prepare seu estoque

Os produtos ou serviços que serão ofertados devem ser definidos com antecedência para que haja tempo suficiente para produzir materiais de divulgação e realizar a abordagem com os clientes, convidando-os para aproveitar os diferenciais da Black Friday.

Além disso, essa programação deve estar de acordo com o estoque da unidade, para que sua franquia dê conta de atender a demanda esperada.

3. Reforce o atendimento da equipe

De que adianta aumentar a demanda e não ter estrutura suficiente para absorver? O bom resultado é quando, a partir de uma ação pontual no ano, a marca consegue fidelizar os clientes. Isso depende muito do atendimento oferecido no estabelecimento.

Por isso, é fundamental reforçar essa equipe e treinar adequadamente os profissionais para que a imagem da empresa esteja sempre positiva.

4. Invista nas redes sociais

Muito além do layout e da estrutura do ambiente físico, o franqueado que possui autonomia nas redes sociais para divulgar a própria unidade deve planejar as divulgações, com antecedência, em diversas ferramentas.

Utilize o Facebook, Instagram, Whatsapp, e-mail marketing e outras opções que mais se adequem ao seu negócio — mas cuidado com a dosagem para não ser invasivo na abordagem.

5. Prepare a capacidade tecnológica

Com o aumento na procura pelos produtos ou serviços, o contato do cliente via telefone e internet também cresce. Isso faz acender um alerta para a capacidade tecnológica instalada em sua unidade.

Portanto, garanta que sua franquia consiga manter a estabilidade e o desempenho com o aumento do volume de ligações e acessos.

6. Proponha descontos especiais para clientes antigos

Mesmo que o principal objetivo da Black Friday seja atrair novos clientes, por que não valorizar aqueles mais fiéis ao seu produto ou serviço com descontos ainda mais especiais?

Se essa ação não estiver prevista no planejamento da franqueadora, vale a pena arriscar a sugestão. Afinal, ao demonstrar condições especiais aos clientes fidelizados, os novos se sentem mais motivados a continuar comprando em sua franquia.

7. Faça ações pós-Black Friday

Passada toda a euforia da data, é válido aproveitar o fluxo criado para recomendar produtos ou serviços complementares, por exemplo. Para isso é necessário ter os dados de cada cliente para acertar na oferta.

Reunindo todas essas dicas, é possível ter um bom retorno com as ações antes, durante e depois da Black Friday, principalmente no caso dos franqueados que acabaram de abrir a própria franquia e desejam acelerar a divulgação da unidade e as vendas.

 



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