Como utilizar o Facebook a favor da sua franquia?

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Hoje em dia, as redes sociais deixaram de ser um diferencial, tornando-se essenciais para o desenvolvimento de uma marca. O Facebook, por exemplo, atrai os consumidores, a partir de conteúdos de qualidade, e gera seu engajamento. Isso ajuda a empresa a analisar de perto o comportamento dos seus clientes e a aprender sobre suas preferências.

No caso de uma franquia, isso também pode acontecer. Mas, primeiramente, é preciso avaliar junto ao franqueador se há a possibilidade de ter uma página exclusiva para a sua unidade. Esse é o caso de franquias como Instituto Embelleze, Casa X, L’Entrecôte de Paris, OdontoCompany, PartMed e outras.

Se a sua franquia também conta com essa autonomia, então é hora de ativar sua página localmente e atrair mais clientes da região. Para isso, existem boas práticas e diversos recursos nas redes sociais que contribuem para que o negócio tenha maior visibilidade. Portanto, aprenda a utilizar o Facebook a favor da sua franquia com as nossas dicas a seguir.

Faça uso de fanpages

Antes de planejar qualquer ação, é preciso entender como essa rede social funciona. Para pessoas física, é indicado o uso dos perfis, mas quando se trata de uma marca, deve ser criada uma página (ou fanpage), que contém ferramentas e outros recursos exclusivos para negócios.

Utilize padrões da marca

Seguir o padrão de layout e linguagem da marca é fundamental para que a página da sua franquia esteja em conformidade com a do franqueador. Isso fará com que o cliente entenda que se trata de uma marca sólida e consistente.

Isso não quer dizer que as publicações serão cópias. Pelo contrário, é preciso ficar sempre de olho nos conteúdos de maior interesse dos seus clientes, pois, embora a marca seja a mesma, o consumo e o contexto cultural e econômico da sua franquia pode ser diferente.

Gere engajamento do público

Para usar o Facebook a favor da sua franquia, você também pode expor situações de problemas e indicar uma solução, dar dicas ligadas direta ou indiretamente ao negócio, ou até mesmo abrir espaço para questionamentos. Essas podem ser boas alternativas para gerar engajamento dos usuários e deixá-los ainda mais próximos de sua marca.

Mas fique atento: quando um usuário fala com a empresa, ele espera uma resposta. Então, sempre responda e interaja com comentários e mensagens para que seu público se sinta visto e compreendido pela marca. Manter uma linguagem próxima do usuário e responder de forma personalizada também faz toda a diferença.

Analise os dados

Para descobrir os conteúdos mais interessantes para os seus clientes, o Facebook disponibiliza, nas fanpages, uma ferramenta chamada Insights. Com ela, é possível analisar o crescimento da página, as publicações com maior alcance e engajamento — como os comentários e mensagens —, o perfil das pessoas que mais acessam, dentre outras informações.

Saber interpretar cada um desses dados para transformá-los em conhecimento sobre o seu público é fundamental para construir uma página consistente e atrativa.

Explore as redes

Por fim, não tenha medo de arriscar! Faça testes com diversos tipos de conteúdos para conseguir entender o perfil do seu público e o que os clientes mais querem ver. Explore os recursos do Facebook e os utilize de forma estratégica.

O uso das redes sociais deve ser feito sempre pensando no consumidor final de sua marca e adaptando sua comunicação para que ele entenda sobre o seu serviço.

Agora que você já sabe utilizar o Facebook a favor da sua franquia, curta a nossa fanpage e acompanhe as melhores dicas para o seu negócio!



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