As resoluções de ano novo vêm aí. Como aproveitá-las para vender mais?

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Texto: As resoluções de ano novo vêm aí. Como aproveitá-las para vender mais? - Imagem de pessoas na praia vendo fogos de artifício

Todo começo de ano é a mesma coisa: fazer promessas e traçar resoluções. Ter mais tempo para a família, estudar, investir em capacitação profissional, deixar o sedentarismo de lado. Nem sempre é possível atingir essas metas ao longo do ano, mas as empresas podem dar uma forcinha para tornar pelos menos parte dos desejos de ano novo realidade – e ainda aproveitar para vender mais.

“O ponto principal é timing”, diz Alexandre Correa Lima, CEO da Mind Pesquisas, professor de Marketing da Fundação Getúlio Vargas e autor do livro Pesquisas de opinião pública. “É essencial não perder o momento de maior euforia e determinação das pessoas, que ocorre nos primeiros dias do ano. Essa determinação tende a se dissipar com o tempo. Se a empresa quiser realmente captar o cliente, tem que aproveitar a ‘janela de entusiasmo’, que é mais forte próximo ao dia 1º de janeiro e depois enfraquece conforme as semanas avançam.”

Fátima Periard, consultora de CRM da CRM Brasil e professora de gestão de marketing de relacionamento e CRM da Brasília Marketing School, dá algumas dicas para aproveitar esse momento de euforia:

“Um shopping que conta com uma academia pode, além do tradicional sorteio do carro para quem comprou acima de um determinado valor, oferecer um kit de qualidade de vida, com mensalidades pagas da academia e um cupom promocional para comprar um tênis e roupas de ginástica em uma de suas lojas, por exemplo”, sugere a especialista.

Alexandre Correa Lima, CEO da Mind Pesquisas e professor de Marketing da FGV, e Fátima Periard, consultora da CRM Brasil. / Foto: Divulgação

A seguir, veja mais dicas dos especialistas para dar aquela forcinha nas resoluções de ano novo dos clientes.

Ofereça estímulos para uma vida nova

Lojas podem atrelar a venda de produtos e serviços a um brinde. É preciso que o mimo ajude o cliente a dar o primeiro passo de sua resolução: deixar o sedentarismo ou cuidar mais de si mesmo, por exemplo. Uma loja de artigos esportivos pode dar a inscrição em uma corrida. Já uma loja de cosméticos pode, em parceria com um SPA, oferecer uma massagem relaxante.

Dê apoio a projetos de transformação

Muita gente decide entrar no novo ano mais preparado para o mercado de trabalho. Que tal captar esse momento? Preparar novos formatos de cursos, que caibam nas férias de janeiro, por exemplo, é uma ideia. Escolas de idiomas podem também aproveitar o período de férias para oferecer experiências, como cursos intensivos em outros países, com falantes nativos.

Ajude o cliente a realizar um sonho

A resolução de ano novo pode ser programar a tão sonhada viagem – ou ao menos algo para sair da rotina. Diversos setores podem ter boas ideias nessa linha, seja por meio de sorteios ou de ações para estimular as vendas. Uma loja de vinhos, por exemplo, pode oferecer degustações nas vinícolas como prêmio à compras acima de determinado valor.

São formas de começar o ano com bons negócios. E você também pode aproveitar para ver este artigo com 10 dicas para aumentar as vendas na sua franquia e garantir um ótimo ano.



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