O que ler durante as férias? Veja três sugestões de José Carlos Semenzato

0
O empresário José Semenzato indica os três livros de cabeceira para todo franqueado ler e se inspirar no mundo dos negócios.

As férias são uma boa oportunidade para rever planos, ter novas ideias e buscar outros caminhos – além, claro, de botar a leitura em dia. A literatura mundial é farta de obras que vão além da missão de entreter e que podem ser poderosos aliados nesse processo de reflexão e aprendizado. O empresário José Carlos Semenzato, presidente da SMZTO Holding de Franquias, indica três obras que são referências na busca por conhecimento.

Os Segredos da Mente Milionária – Aprenda a Enriquecer Mudando Seus Conceitos Sobre o Dinheiro

De T. Harv Eker (Editora Sextante)

Se você achar que é só começar a ler este livro para o seu bolso se encher de dinheiro, é melhor nem começar. O próprio autor não acredita em milagres. Tampouco acha que é possível enriquecer aplicando métodos empurrados por meio de livros. Para Harv Eker, canadense radicado nos Estados Unidos que se tornou milionário em dois anos e meio, é preciso mudar sua essência e refazer os modelos mentais, entranhados desde a infância e adolescência.

O velho lema hedonista, tão propagado por aqui, de que é preciso ter leveza “e deixar a vida nos levar”, é rechaçado com veemência por Harv Eker. O sucesso financeiro, para ele, não está ligado à sorte e muito menos às condições impostas – isso é o que canadense chama de “mentalidade pobre”, pessoas que culpam a economia, o governo, o patrão. Quem tem mentalidade de rico foca nas oportunidades, jamais nos obstáculos.

O Poder do Hábito – Por que fazemos o que fazemos na vida e nos negócios

De Charles Duhigg (Editora Objetiva)

O livro de Charles Duhigg vai ao encontro da tese de Harv Eker: a importância de transformar velhos hábitos, de quebrar paradigmas impostos por si mesmo. A diferença do livro de Duhigg está no desenvolvimento de sua teoria, menos reflexiva e mais baseada em exemplos práticos. O autor apresenta várias histórias de personagens que alcançaram sucesso atacando e eliminando velhos padrões. Uma recomendação interessante talvez seja lê-los – os livros de Harv Eker e de Duhigg – simultaneamente. Se você não tem o hábito de ler dois livros ao mesmo tempo, já é um bom começo.

Marketing 4.0 – do Tradicional ao Digital

De Philip  Kotler, Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan (Editora Sextante)

Até a publicação de Administração de Marketing, no fim dos anos 1960, os cursos de marketing eram completamente ignorados nos currículos enviados às empresas, focados em cursos de vendas e comércio. Não foi por acaso que o americano Philip Kotler ganhou o epíteto de “o pai do marketing moderno”. Hoje octogenário, o escritor continua publicando livros de referência na área.

É o caso de Marketing 4.0 – do Tradicional ao Digital, escrito em parceria Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan, no qual Kotler disseca, com o detalhamento que lhe é peculiar, as transformações da passagem do marketing tradicional para o digital (4.0). Os autores mostram como a conectividade alterou de forma radical os modos de viver e ajudam a compreender os caminhos do consumidor na era digital.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.