Como planos de carreiras ajudam a atrair e reter talentos em franquias

0

Planejar adequadamente a carreira dos funcionários é um processo decisivo, beneficiando empregador e empregado de forma simultânea. A elaboração e a manutenção de um plano de carreira impacta de forma decisiva a vida profissional e pessoal de cada funcionário. Proporcionar a eles certa estabilidade, investir em ferramentas de trabalho e dar condições de evolução e crescimento melhora o cenário de qualquer negócio.

Planos de carreira bem estruturados, aliás, ajudam a evitar sintomas já conhecidos da insatisfação, que prejudicam muito os negócios. Oscilação no quadro de pessoas, instabilidade emocional e profissional, falta de confiança, deficiência de foco e objetivo por parte de gestores e funcionários pode acarretar em grandes perdas, a longo e curto prazo, a qualquer negócio – inclusive, às franquias.

Do ponto de vista financeiro, a prática constante de bons planos de carreira representa uma redução de custos com treinamentos de novos funcionários e consultorias de seleção, por exemplo. Afinal, com menos gente saindo, sobram tempo e recursos que seriam destinados à reposição constante. Além disso, as chances de contratações insatisfatórias diminuem, o que contribui para a manutenção de um fluxo saudável de crescimento.

Plano de carreira para qualquer franquia

Independentemente do tamanho da empresa, é primordial incentivar e manter discussões sobre pretensões de crescimento e carreira, com constantes feedbacks de desempenho e aproximação diária de gestores e colaboradores. Este é um começo, que pode levar a planos mais estruturados no futuro. Em negócios de porte menor, o importante é envolver, desde o princípio, os principais componentes desse tipo de planejamento.

O alinhamento significa discutir, desde o início, as expectativas de cada um dos lados: quais são os desejos do profissional e o que a empresa pode, no longo prazo, oferecer para atendê-las, de acordo com suas necessidades? Se houver consenso, a partir daí, é preciso definir metas claras, que serão mensuradas e revisadas periodicamente, de acordo com quais resultados o profissional deve entregar para chegar onde almeja.

Essas avaliações devem vir acompanhadas de feedbacks claros e construtivos, que permitam a ele crescer e à empresa reavaliar o time constantemente. Para auxiliar o profissional nesse caminho, rumo a atingir suas metas, é possível lançar mão de treinamentos e programas de mentoria. Em empresas de pequeno porte, já este início se trata de um grande chamariz para atração e retenção de talentos.



COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.