Por que o fundo de marketing é tão importante?

0

Os nomes podem variar: alguns conhecem como Fundo de Marketing, outros como Fundo de Propaganda, e alguns ainda usam a denominação Fundo Nacional de Propaganda (FNP). Em todo caso, trata-se de uma das principais vantagens competitivas das redes de franquias – e um dos temas mais presentes nas dúvidas de diversos franqueados. O fundo de propagandas está previsto na Lei de Franchising (8.955/94) e não pode ser definido como faturamento do franqueador, pois é um fundo para promoção institucional ou da marca.

Em uma explicação mais clara: o investimento feito pelos franqueados no FNP com o intuito de promover a rede franqueada tem como objetivo a manutenção e exposição da marca a seus consumidores por meio de campanhas com abrangência nacional ou, no mínimo, abrangendo todas as áreas atendidas pela rede, de forma a gerar benefícios a todos os participantes do fundo.

O franqueador estabelece a forma de apuração do FNP, assim como a partir de quantas unidades de franquias ativas será iniciado o fundo. “Os franqueados passam a depositar esses valores em uma conta corrente definida única e exclusivamente para esse fim”, detalha Dino Sany, diretor administrativo e financeiro da SMZTO. “O fundo é gerido pelo franqueador e também pode ter a gestão compartilhada com uma comissão de franqueados”.

A gestão compartilhada do fundo com uma comissão de franqueados tem como intuito manter a decisão também compartilhada em relação à estratégia de marketing a ser definida para benefício da rede. Além disso, há a objetivo de promover a fiscalização da utilização dos recursos, pois a franqueadora deve apresentar relatórios periódicos da utilização do capital aos franqueados.

“A representação dos franqueados nas decisões de investimentos do FNP e a prestação de contas periódicas, com a participação da comissão ou comitê de marketing representando os franqueados, motiva a rede a investir no fundo de marketing”, afirma Dino Sany.  Como o investimento do FNP é de grande e média abrangência, o franqueado deve fazer investimentos regionais de marketing para promover a franquia em sua região. “Esse investimento regional pode ser feito de forma individual ou através de fundos regionais de marketing”, diz Dino Sany.



COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.