Tecnologia estará cada vez mais presente no dia a dia das franquias

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tecnologia cada dia mais presente (Foto: Pixabay)
tecnologia cada dia mais presente (Foto: Pixabay)

O acirramento da concorrência entre as lojas virtuais e as lojas físicas tem provocado uma verdadeira revolução na forma de o varejo atuar. Cada vez mais o uso de tecnologia entra para o cotidiano de varejistas e novas técnicas de gestão e de vendas contribuem para a eficiência das lojas, mais compactas e mais rentáveis.

Magazine Luiza tem eliminado os caixas de suas lojas, transferindo todo o sistema de venda para tablets e celulares de vendedores. O Ponto Frio já utiliza em uma de suas unidades um sistema de reconhecimento facial, que identifica sexo e faixa etária, e acompanha o cliente nas lojas.

A rede de farmácias Onofre também estuda implantar reconhecimento facial em suas lojas. O Grupo GPA vem cruzando dados de programas de fidelidade com inteligência artificial. A Via Varejo já utiliza realidade virtual para vender móveis.

Enfim, não faltam exemplos dessa tendência de crescimento do uso de tecnologia no varejo. “E no caso das franquias, as mudanças devem ser sistêmicas e lideradas pela franqueadora, que deve ficar responsável por fazer o repasse para as franquias”, avisa o sócio-diretor na consultoria Ekantika, Boris Leite.

Entre as estratégias viabilizadas pelas novas tecnologias está a online to off-line (O2O), em que o consumidor pode comprar o produto ou serviço online, receber off-line e até mesmo voltar para o online no pós-venda para receber suporte ou compartilhar experiência.

Omnichannel

Renan Brito Diretor da SMZTO
Renan Brito Diretor da SMZTO

“O O2O é um dos movimentos que corrobora a ideia do omnichannel”, lembra o diretor de Novos Negócios da SMZTO, Renan Brito. Segundo ele, esse conceito, visa proporcionar “a mesma experiência de compra, independentemente do canal utilizado”.

Brito lembra casos de grandes empresas que se tornaram gigantes no ambiente online e estão indo agora para o meio físico. “A Amazon abriu livrarias físicas e comprou a rede norte-americana de supermercados Whole Foods, no ano passado”, conta. O executivo afirma que a tendência, antes restrita a empresas de tecnologia, é de se estender para todos os segmentos, incluindo franquias.

No Brasil, a rede 5àsec lançou no ano passado a sua lavanderia online, como forma de diversificar os canais de atendimento aos clientes. Os consumidores adquirem virtualmente os serviços de lavanderia das 457 unidades da marca. O cliente efetua o pagamento online, escolhe os serviços e agenda a coleta das peças a serem lavadas.

Um grande benefício, segundo Leite, da Ekantika, pode ser em relação ao custo do estoque. “Será possível concentrar estoques em produtos de alto giro e reduzir espaço, por consequência custo, dos de baixo giro”.

O especialista reforça a necessidade de coordenação franqueadora-franqueados. “Como o cliente irá realizar a compra no site global da franqueadora, mas irá retirar em uma loja específica, é preciso ter uma coordenação entre a oferta do produto no site global e a coordenação logística de disponibilização de estoque” frisa. Leite diz que o site global da rede terá que ‘enxergar’  estoque da franquia para poder dizer que o consumidor pode comprar determinado produto por ali agora, e retirar em seguida no local desejado.

Isso exige também preparação logística, treinamento dos funcionários, desenvolvimento de processos de loja, comunicação de informações em tempo real. “Todos esses são aspectos importantes que devem ser levados em conta”, afirma o consultor.

Para Brito, as franquias estão muito em linha com essa busca da conveniência. “Por meio das redes, conseguem ter grande capilaridade e oferecer conveniência na hora de comprar e trocar produtos”, diz. Mas, segundo o especialista da SMZTO, o mais importante é o canal online da marca estar 100% alinhado com o off-line, em termos de preço, disponibilidade de produtos e de atendimento.

As lojas conceito são uma outra tendência. Que tal agora entender como elas podem pode ser adotadas por uma franquia? Confira!



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